Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Certificação Enem/Encceja > Solicitação de Certificação via Encceja
conteúdo

Solicitação de Certificação via Encceja

publicado 20/04/2018 08h51, última modificação 12/05/2023 15h38

encceja-banner.png

Como solicitar o certificado ou declaração parcial de proficiência? 

Desde abril de 2022, o IFMG passou a expedir os certificados de conclusão do ensino médio e as declarações parciais de proficiência com base nos resultados do Encceja de forma eletrônica, por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).

Primeiramente, o participante deverá ter indicado o IFMG como instituição certificadora no ato da inscrição do Encceja. Além disso, é necessário ter obtido as notas mínimas para aprovação no exame. Após isso, o solicitante deverá acessar a plataforma SUAP (clique aqui) e preencher o formulário com as informações exigidas. Caso o participante não tenha indicado o IFMG como instituição certificadora no ato de inscrição, deverá preencher um formulário com as informações pessoais e informando o motivo pelo qual pretende solicitar o certificado ou a declaração parcial de proficiência pelo IFMG.

SE VOCÊ NÃO INDICOU O IFMG COMO INSTITUIÇÃO CERTIFICADORA ENCCEJA NO ATO DE SUA INSCRIÇÃO NO EXAME, ACESSE O FORMULÁRIO AQUI.

 

Atenção! A emissão eletrônica de certificado de conclusão do ensino médio só é possível nos casos em que há aproveitamento total das notas do Encceja a partir de 2017. Nos casos em que há o aproveitamento de notas do Enem entre os anos de 2009 a 2016 ou aproveitamento de notas do Encceja anteriores a 2017, o participante deverá procurar o campus indicado no ato da inscrição para solicitar o documento. Os telefones e os e-mails de contato dos campi que realizam a certificação Encceja estão disponíveis aqui.

Para solicitar o certificado ou a declaração parcial de proficiência | Clique aqui

Mais informações sobre o Encceja podem ser obtidas no site do Inep.

Veja abaixo o tutorial de uso do SUAP: