Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Ferramentas de apoio ao ensino

Ferramentas de apoio ao ensino

Cada vez mais, as tecnologias de informação e comunicação apontam-se como alternativas metodológicas para o ensino-aprendizagem, contribuindo para a formação de estudantes mais autônomos. Diante da possibilidade da oferta da modalidade de ensino a distância, surge a necessidade de meios mais dinâmicos e próximos da realidade dos alunos, professores/tutores e técnicos administrativos em cursos oferecidos não presencialmente.

Neste contexto, diferentes ambientes virtuais têm sido desenvolvidos na busca de aproximar as pessoas em comunidades virtuais através de ferramentas que possibilitam a troca de informações, experiências e a geração de novos conhecimentos. Esses  ambientes virtuais de ensino oferecem recursos específicos e ricos em interação.

Nos ambientes virtuais, o professor pode disponibilizar conteúdos, interagir com os alunos, ensinando-os a distância por meio de vários recursos multimídia ou outros que viabilizam variadas formas de comunicação e ensino-aprendizagem.

Como forma de criar possibilidades de aproximação de nossos servidores e estudantes a partir do uso de ferramentas digitais gratuitas, a PROEN disponibiliza esse espaço para o compartilhamento de dicas e tutoriais de ambientes virtuais. Estas ferramentas, entre outros recursos de comunicação, poderão auxiliar a comunidade acadêmica no desempenho de atividades não-presenciais.

Ao final da página, disponibilizamos, também, um link através do qual gostaríamos de ouvir críticas, opiniões e sugestões.

Aplicativos e plataformas

Biblioteca virtual

Regulamentação: Ensino Remoto

Direitos autorais e uso de imagem