Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Nead
conteúdo

Nead

publicado 22/06/2016 08h38, última modificação 17/07/2019 10h45

Sobre o Nead

O Nead - Núcleo de Educação a Distância do IFMG é a unidade gestora responsável pela Política Institucional de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). O Nead é um órgão vinculado a Pró Reitoria de Ensino (Proen) e atua de forma conjunta com os campi e Polos de Apoio Presencial parceiros, tanto no planejamento da oferta de cursos a distância, nos mais diversos níveis de ensino, como no oferecimento de ações de formação continuada e outras ações voltadas à integração dos diversos agentes de educação a distância da instituição.

Sendo assim, o Nead está estruturado atualmente em quatro assessorias temáticas para subsidiar as atividades educacionais e administrativas de EAD no IFMG:

• Assessoria de Política Institucional
• Assessoria Pedagógica
• Assessoria de Gestão Administrativa e Financeira
• Assessoria em Tecnologia da Informação

CONTATOS

Endereço: Nead – Núcleo de Educação a distiância - Proen/IFMG
Av. Prof. Mário Werneck, 2590, 9º andar – Bairro Buritis – Belo Horizonte – MG – CEP: 30575-180.
Telefones: 2513-5161 e 2513-5136
E-mail: ead.ifmg@ifmg.edu.br

 

 

PROGRAMAS

Rede e-Tec Brasil

O e-Tec Brasil (Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil) é um programa do Ministério da Educação vinculado a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) que visa a expansão da Educação Profissional no país por meio da modalidade a distância. Neste sentido, sua finalidade é de democratizar a oferta de cursos técnicos de nível médio, especialmente no interior do Brasil, tanto para estudantes matriculados, como para alunos egressos deste nível de ensino, com o objetivo de promover a capacitação profissional inicial e continuada de jovens e adultos. O IFMG é credenciado pelo MEC em regime de colaboração para atuar no referido programa. Neste âmbito são objetivos da Rede e-Tec Brasil:

  • Ofertar, democratizar e contribuir com a permanência e conclusão do Ensino Médio;
  • Permitir que as instituições públicas desenvolvam projetos de pesquisa e metodologias em EAD para formação inicial e continuada de educadores da Educação Profissional e Tecnológica;
  • Fomentar a produção de materiais pedagógicas para Educação Profissional e Tecnológica;
  • Permitir o desenvolvimento de cursos a distância para formação inicial e continuada de professores, técnicos e gestores da Educação Profissional e Tecnológica.
 

POLOS E CURSOS

Bambuí - Localizado na região Oeste de Minas, o Polo de Bambuí oferta atualmente o Curso Técnico a Distância em Redes de Computadores pela Rede e-Tec Brasil. Com duração de 18 meses, o curso é voltado para jovens e adultos concluintes do ensino médio e apresenta um carga horária total de 1180 horas.

Betim - Localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, o Polo de Betim oferta pela Rede e-Tec Brasil atualmente os Cursos Técnicos a Distância em Análises Químicas, Informática para Internet e Mecânica. Os cursos do Polo Betim tem a duração de 24 meses, voltados para jovens e adultos concluintes do Ensino Médio. A carga horária dos cursos são 1245 horas (Mecânica), 1230 horas (Análises Químicas) e 1020 horas (Informática para Internet).

Governador Valadares - O Polo de Governador Valadares está localizado na região do Vale do Rio Doce em Minas Gerais e oferta atualmente o Curso Técnico a Distância em Serviços Jurídicos. Credenciado pela Rede e-Etec Brasil, o curso tem duração de 12 meses. Voltado para jovens e adultos concluintes do Ensino Médio, a carga horária total do curso é de 935 horas.

Ouro Branco - Localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, o Polo de Ouro Branco oferta pela Rede e-Tec Brasil atualmente os Cursos Técnicos a Distância em Administração e Soldagem. Os cursos do Polo Ouro Branco tem a duração de 24 meses e são voltados para jovens e adultos concluintes do Ensino Médio. A carga horária dos cursos são 1200 horas (Soldagem) e 1035 horas (Administração).

Ouro Preto - Confira no site: www.cead.ifmg.edu.br.

São João Evangelista - O Polo de São João Evangelista está localizado na região Centro Nordeste de Minas Gerais e oferta atualmente três Cursos Técnicos a Distância, Artesanato, Florestas e Reciclagem. Credenciados pela Rede e-Tec Brasil, os cursos tem duração de 18 meses. Voltado para jovens e adultos concluintes do Ensino Médio, a carga horária total dos cursos é de 825 horas (Artesanato) 1230 horas (Florestas) e 1140 horas (Reciclagem).

Santa Luzia - Localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, o Polo de Santa Luzia oferta pela REDE e-Tec Brasil atualmente o Curso Técnico a Distância em Desenho de Construção Civil. O curso do Polo Santa Luzia tem a duração de 24 meses, voltados para jovens e adultos concluintes do Ensino Médio. A carga horária do curso é de 1350 horas).

 

NOTÍCIAS 

registrado em: , ,