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publicado 22/04/2016 14h57, última modificação 24/06/2019 15h29
Eventos realizados pela Pró-Reitoria de Extensão

Logo unificada. Saberes maior

Chamada para Submissão de Relatos de Experiência para o I Seminário Saberes da Extensão

1. Das disposições gerais

A Pró-Reitoria de Extensão do Instituto federal de Minas Gerais (IFMG) torna pública a chamada para submissão de Relatos de Experiência para o I Seminário Saberes da Extensão em formato de resumo expandido e banner.

2. Da padronização

2.1. Normas para publicação do Relato da Experiência 

O texto deve ser editado no template disponibilizado nessa chamada pública, no arquivo “Modelo de relato de experiência” (arquivo Word). Todos os textos devem ser enviados em formato .docx, fonte Arial, em corpo 11, espaçamento simples, fonte na cor preta, todas as margens 2,0 cm. Os relatos devem ter, no máximo, 4 páginas, com os seguintes requisitos:

i) RESUMO – em Português, redigido em um único parágrafo, apresentando de forma concisa os pontos relevantes do texto, de no máximo 250 palavras. Máximo de três palavras-chave.

ii) FICHA TÉCNICA DA AÇÃO – Coordenador(es), Membros da equipe, Campus, Área Temática.

iii) RELATO DA EXPERIÊNCIA – contendo introdução, desenvolvimento (fundamentação teórica e metodológica, depoimentos) e resultados e discussões (considerações finais), de no máximo 4 páginas, conforme a descrição detalhada no template

 iv) NOTAS DE RODAPÉ – apresentadas ao final das páginas, em corpo 9, podendo abranger comunicações pessoais e trabalhos em andamento (máximo de 5 linhas), não devendo conter referências bibliográficas;

v) GRÁFICOS, FOTOS e FIGURAS – devem ser apresentadas preferencialmente em cores, no corpo do texto com legenda. Pede-se extensão JPEG com resolução de, no mínimo, 300 dpi.

vi) CITAÇÕES – citações diretas de até três linhas deverão vir entre aspas, seguidas do sobrenome do autor da citação em caixa alta, ano de publicação, página(s) do texto citado, colocados entre parênteses. Se o nome do autor citado integra a oração, colocar só o ano e a página entre parênteses. Caso não haja citação, mas apenas uma referência ao autor, indicar o sobrenome e, entre parênteses, o ano da publicação. Quando superior a três linhas, deverão ser destacadas por meio de recuo de 3 cm da margem esquerda, fonte menor e sem aspas, com espaço simples;

vii) REFERÊNCIAS – Deverão figurar sob o título “Referências”, ao final do relato, as obras efetivamente citadas ao longo do texto, seguindo a Norma NBR 6023/2002 para Referências da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Clique AQUI para acessar o Template“Modelo de relato de experiência”

2.2. Normas para confecção do Banner

O texto deve ser confeccionado no template disponibilizado nessa chamada pública, no arquivo “Modelo de banner” (arquivo Power Point). O Banner é responsabilidade do Orientador da ação de extensão, devendo ser confeccionado nas dimensões: 1,20 m de altura X 0,90 de largura, deve ter o fundo liso e branco sendo as figuras/fotos/gráficos/mapas/etc., permitidas e devem ter resolução mínima de 300 dpi. O conteúdo do Banner deve ser visualmente atraente, composto de um texto cuidadosamente integrado com os gráficos, tabelas e figuras e/ou fotografias.

Recomenda-se que os Banners estejam organizados com o seguinte conteúdo:

a) TÍTULO DA AÇÃO – O título do banner deve ser idêntico ao título do Relato de Experiência submetido. O título deve vir centralizado, tamanho de fonte entre 40 e 50, em negrito e em caixa alta.

b) IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES – Os nomes dos autores devem ser escritos em fonte 40, com chamadas de número elevado (notas de rodapé), ordenadas. Nas notas de rodapé, deve indicar Formação, vínculo institucional e email.

c) TEXTO E FIGURAS – As descrições apresentadas no banner devem ser basicamente as mesmas do Relato de Experiência, de forma mais sintética. Comece com uma breve Introdução ao problema em que se atuou e ao objetivo da ação realizada, seguida da introdução, desenvolvimento e considerações finais. Além dos itens anteriores, é interessante incluir também, quando houver, uma apresentação sintética (recorte de textos ou transcrição de entrevista) de depoimentos dos atores envolvidos na ação: bolsistas, voluntários, demais membros da equipe e público atendido. Os depoimentos devem responder questões como: “Por que a ação foi importante e quais efeitos transformadores ela proporcionou?”.

 d) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – O tamanho da fonte deve permitir a leitura pelo público entre 1 e 2 metros de distância. Se houver subtítulos, estes devem estar em caixa alta.

ATENÇÃO: A sessão de banner é um evento que ocorre junto a outras atividades e concorrerá visualmente com uma gama de informações do evento. O Banner não deve ser um manuscrito pendurado na parede. Tente ser sucinto e atraente. Seja conciso. Use uma organização simples e lógica para dispor os assuntos, como se fosse uma matéria de revista de divulgação. Use imagens de boa qualidade para ilustrar e complementar sua comunicação.

Clique AQUI para acessar o Template – “Modelo de banner”.

3. Do envio das propostas

3.1 O relato de experiência e o Banner deverão ser enviados pelo Coordenador da Ação de Extensão no endereço https://forms.gle/Ma9wkwSJjLEdDwyz6 até o dia 24/07/2019, com a devida revisão da língua portuguesa. O conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores.

3.2 Serão pré-selecionadas somente as propostas que enviarem o RELATO DE EXPERIÊNCIA e o BANNER segundo as normas de formatação estabelecidas nesta Chamada. Propostas com apenas um dos arquivos não serão consideradas.

4. Da seleção para exposição no I Seminário Saberes da Extensão

4.1 Os relatos de experiência serão publicados nos Anais do I Seminário Saberes da Extensão e os Banners serão apresentados em seção pública, como parte integrante do II Planeta Inovação.

4.2 As propostas enviadas serão pré-selecionadas de acordo com os seguintes critérios:

a) Atendimento as normas de publicação desta chamada publica;

b) envio de ambos os arquivos: relato de experiência e Banner;

4.3 As propostas pré-selecionadas serão avaliadas por comissão instituída pela PROEX, que fará a seleção dos trabalhos a serem publicados nos anais e expostos na seção de Banners. As propostas serão classificadas de acordo com os seguintes critérios de avaliação:

a) Caráter extensionista da ação;

b) Impacto interno e externo;

c) Clareza, objetividade e coerência dos materiais.

5. Do apoio financeiro da PROEX

5.1 A PROEX fará o custeio da impressão dos Banners selecionados.

5.2 Os custos com deslocamento e diárias para participação no II Planeta Inovação devem correr por conta das equipes, ficando facultado a solicitação de apoio ao campus de lotação.

6. Calendário

Lançamento da Chamada Pública

24/06/2019

Prazo final para envio dos documentos

24/07/2019

Pré-seleção e Seleção

25/07/2019

Divulgação do Resultado

26/07/2019

Realização do I Seminário Saberes da Extensão e II Planeta Inovação

12 a 14/08/2019