Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semanas de Ciência e Tecnologia agitam os campi do IFMG

Semanas de Ciência e Tecnologia agitam os campi do IFMG

publicado: 20/10/2017 09h29, última modificação: 25/03/2024 12h17

A 14ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) está prestes a ter início em todo o país. O evento ocorrerá, oficialmente, entre 23 e 29 de outubro de 2017, com a proposta de buscar a aproximação da Ciência e da Tecnologia à população, promovendo o ensino de atividades de divulgação científica.

A escolha do tema da SNCT, neste ano se deu em vista de dois eventos do mesmo segmento programados: a Olimpíada Internacional de Matemática, inédito em território brasileiro; e o Congresso Internacional de Matemáticos, também pela primeira vez, em 2018. Esta edição da semana vai homenagear o matemático brasileiro Joaquim Gomes de Souza, introduzindo sua vida e história com a ciência.

O objetivo da SNCT é criar uma linguagem acessiva à população, por meios inovadores, que estimulem e motivem a população a discutir a implicação social da ciência e de seus conhecimentos sobre o tema. A edição de 2017 da Semana traz o tema “a matemática está em tudo”, onde alunos de diversas instituições de ensino do Brasil poderão participar das atividades propostas.

No IFMG, os campi estão a todo vapor na organização das semanas locais. No Campus Avançado Ipatinga, por exemplo, as atividades terminam hoje, dia 20. O evento propõe aos estudantes e comunidade palestras e minicursos, além de mostras de vídeos (site). Haverá certificado para todas as atividades.

Já no Campus Avançado Piumhi, o evento ocorrerá entre os dias 23 e 25 de outubro e, em alguns casos, as atividades serão abertas ao público geral. No campus estão previstas palestras, minicursos e oficinas que estejam relacionadas com a Matemática. As inscrições são realizadas on-line pelo site da instituição.

No Campus Formiga, a SNCT será promovida simultaneamente com a Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia, um evento que visa divulgar a produção científica e tecnológica do campus. Também estão previstas palestras, minicursos e oficinas, todas entre os dias 23 e 25 de outubro. A programação e as inscrições podem ser acessadas aqui.

As atividades da SNCT no Campus Ouro Preto estão programadas para o período de 23 a 28 de outubro. Além das palestras e minicursos, também estão previstas mesas redondas e shows de música. A programação completa do evento e o link das inscrições estão disponíveis no site do evento.

Em Congonhas, o evento terá início no dia 23, com término em 27 de outubro. Além das palestras e minicursos, a SNCT contará com apresentação dos trabalhos de Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e Extensão do Campus Congonhas. Simultaneamente, será realizado o I Festival de Arte e Cultura (24 e 25 de outubro), que busca incentivar manifestações artísticas e culturais, promovendo o diálogo para formação do público e dos sujeitos envolvidos no processo. Para os dois eventos é necessário realizar inscrição. Para se inscrever nas atividades da SNCT, clique aqui; para se inscrever no I Festival de Arte e Cultura, clique aqui.

O Campus São João Evangelista também programou atividades para a Semana. Entre os dias 24 e 27 de outubro, ocorrerão palestras e minicursos de diversos temas, como violão e programas de edição, além de mesas redondas. A programação completa do campus, bem como informações sobre inscrições, estão disponíveis no site do evento.

As atividades da SNCT no Campus Ribeirão das Neves também estão preparadas. Nos dias 25, 26 e 27, atrações como palestras e minicursos, além de uma mostra de profissões organizada pelo IFMG. A programação completa pode ser visualizada aqui.

No Campus Sabará, a SNCT se iniciará no dia 25 e se estenderá até o dia 28 de outubro, em conjunto com a VI Feira de Empreendedorismo, a II Mostra Tecnológica e a 1º edição da Feira Gastronômica. As atividades terão como base esses três eventos e a programação completa, bem como as inscrições, estão disponíveis no site da Semana.

Em Governador Valadares a Semana também ocorre entre 25 e 28 de outubro. Estão previstas para o campus mesas redondas, palestras e minicursos, além da V Feira de Ciências, marcada para o último dia, com o mesmo tema da SNCT. A programação completa da Semana está disponível aqui . Já a inscrição para a V Feira de ciências pode ser realizada no site do evento.

No Campus Betim, as atividades começam no dia 25 e vão até o dia 28 de outubro. Serão apresentados ao público interno e externo minicursos e palestras, além de visitas técnicas e uma mostra de trabalhos dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e Extensão (Pibic e Pibic Jr.) do Campus Betim. A programação completa do evento está disponível aqui e, para se inscrever, é preciso acessar o site.

A SNCT no Campus Ouro Branco está prevista para começar no próximo dia 24, terminando no dia 27. No campus haverá atividades como minicursos, mesas redondas, festival de artes e até mesmo lançamento de livros. Ainda durante a SNCT, ocorrerá simultaneamente o II Seminário de Iniciação Científica e Extensão (II SICEx). As inscrições podem ser realizadas on-line no site de cadastro do evento e as atividades podem ser cadastradas aqui.

As atividades relacionadas à Semana no Campus Bambuí aconteceram ainda no último mês, entre os dias 25 e 30 de setembro. O que ocorreu no evento você pode verificar aqui.

Veja como foi

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia se encerrou no IFMG. Confira como foi o evento em alguns campi da instituição.

Campus Ipatinga encerra Semana da Ciência e Tecnologia de 2017