Notícias
Assistência estudantil durante a pandemia é tema de artigo científico
A substituição das aulas presenciais pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia da Covid-19 gerou uma série de transformações nas rotinas pedagógicas, administrativas e, principalmente, no cotidiano de mais de 18 mil estudantes do IFMG.
E, com base neste contexto, os professores Stela Maris Mendes Siqueira Araújo e Walkyr Gomes Marra, juntamente com a assistente social, Thamara Dalila Souza Oliveira, dos campi Ipatinga e Ribeirão das Neves, publicaram em parceria com o professor da UFOP, Jacks Richard de Paulo, o artigo "Contribuições das ações de atenção e assistência estudantil durante o ensino remoto emergencial: algumas reflexões", na revista Sítio Novo/IFTO (clique aqui).
O estudo aplicou 305 questionários em estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, do Campus Ribeirão das Neves, visando, dentre outras questões, analisar as contribuições das ações de atenção e assistência estudantil no Campus, durante o período do ERE, além das percepções dos estudantes em relação às experiências vivenciadas neste período de pandemia.
Núcleo de Apoio ao Educando (NAE)
Durante a pandemia, as ações de atenção e assistência aos estudantes do Campus Ribeirão das Neves foram lideradas pelo Núcleo de Apoio ao Educando (NAE) com apoio de outros servidores do campus. A equipe local do NAE é formada por um pedagogo, dois técnicos assistentes de alunos, dois intérpretes de libras, uma psicóloga, uma assistente social e uma técnica em assuntos educacionais, além de estagiários e bolsistas que atuam na equipe de acordo com a demanda do campus.
Clique Aqui | Acesse o artigo completo