Notícias
Acordos promissores
Da esquerda para a direita: o diretor do Polo de Inovação, Alexandre Pimenta, os pró-reitores Neimar Duarte e Fernando Braga, o reitor substituto do IFMG, Carlos Bernardes Rosa Júnior, o secretário de estado, Miguel Corrêa da Silva Júnior, o presidente da Federaminas, Emílio Parolini, o professor Márcio Portes e o diretor do Campus Ribeirão das Neves, Charles Diniz
A participação do IFMG na Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit) não se resumiu à apresentação de projetos inovadores que chamaram a atenção de inúmeros visitantes. Os cinco dias da Feira também foram uma oportunidade para compartilhar conhecimentos e firmar parcerias. Dentre essas, a assinatura de dois convênios mereceram destaque pelo que representam para o futuro da Instituição.
A primeira é um acordo de cooperação técnica, celebrado entre o IFMG e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de MG, Sedectes. Assinado em 1º de novembro, o convênio estabelece parcerias para oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada no âmbito do Pronatec. O IFMG vai oferecer espaço físico, selecionar os estudantes e prospectar as possibilidades de novos cursos. A Sedects, por sua vez, financiará os professores e emitirá os certificados.
“Esse acordo começou a partir de negociações realizadas pelo Campus Ribeirão das Neves para a oferta de cursos ligados à energia fotovoltaica, que será o foco inicial do projeto. A partir daí, entramos em contato com a Sedects propondo que o convênio fosse ampliado, de modo a oferecer cursos também em outras áreas de interesse do Instituto e da Secretaria”. Quem explica é o pró-reitor de extensão do IFMG, Fernando Gomes Braga, que completa: “o foco deve sempre ser o atendimento de demandas locais nos municípios onde existam campi do IFMG.”
Polo
A segunda parceria, também oficializada durante a Finit, envolve o Polo de Inovação do Instituto, que uniu-se à Aiko Logic, startup especializada em gestão de veículos industriais, para produzir um “Escalonador inteligente para veículos e ativos móveis”. Trata-se de um aplicativo criado para otimizar tarefas e maquinário durante o processo de mineração, de modo a obter maior produtividade com menores consumo e desgaste. Esse software funciona em um tablet acoplado ao veículo, fornecendo informações ao condutor em tempo real.
Saiba mais sobre o último acordo assinado pelo Polo!