Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluno do Campus Sabará apresenta pesquisa acadêmica em Coimbra
conteúdo

Acontece nos Campi

Aluno do Campus Sabará apresenta pesquisa acadêmica em Coimbra

publicado: 16/07/2019 10h43, última modificação: 19/03/2024 10h17

O graduando em Sistemas de Informação do Campus Sabará, Gabriel Alan, apresentou o trabalho acadêmico “Análise e Comparação de Algoritmos Criptográficos aplicados a IoT” durante a 14ª Conferência Ibérica de Sistemas de Informação, ocorrida no fim de junho em Coimbra. O estudante foi para Portugal pelo Internacionaliza 2019.  

Atualmente, Gabriel está matriculado no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) em disciplinas do curso de Engenharia Informática e Informática e Gestão. Sua finalidade é investigar a importância da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na sociedade e nas escolas de nível secundário de Portugal em comparação com o cenário de nível médio no Brasil.

Além disso, Gabriel estuda a aplicação mobile que se baseia na perspectiva de "Bring your own device" (BYOD), em que alunos e professores poderão usar recursos tecnológicos pessoais para ensino e aprendizagem. Ainda que seu foco atualmente seja outro, o aluno representou o IFMG e seu colega de equipe, Valtensir Lopes, por meio de uma pesquisa iniciada em 2018, também pelo programa Internacionaliza. O desenvolvimento do projeto ganhou destaque pela sua relevância, e foi submetido a uma apresentação na Conferência Ibérica da Coimbra Business School

O artigo

A pesquisa, desenvolvida sob orientação dos professores Carlos Alexandre e Kênia Gonçalves, contempla a Criptografia aplicada à o IoT, sigla para Internet of Things, (tradução livre para Internet das Coisas) e trata da expansão de conectividade da Internet em dispositivos físicos e objetos do cotidiano. O objetivo central é ressaltar a preocupação da tecnologia quanto à privacidade e segurança das informações relacionadas aos dispositivos utilizados. O projeto busca aumentar a segurança na Internet e evitar ataques a cidadãos que buscam o uso de tecnologias, mas que não possuem conhecimento aprofundado sobre os dispositivos utilizados e, portanto, estão vulneráveis. 

O trabalho foi desenvolvido em duas etapas. A primeira, em 2018, no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), por Valtensir. Nessa etapa, foi feita uma pesquisa bibliográfica na biblioteca e nos repositórios do ISEP, sobre IoT e criptografia, com o objetivo de reunir as melhores práticas de segurança relacionadas ao ambiente da Internet of Things. Já na segunda parte, de volta ao Campus Sabará, foi finalizada a implementação desse algoritmos e iniciada a parte de testes dos mesmos, com base em situações que podem ser encontradas dentro dessa temática, chegando aos resultados que foram apresentados no artigo.