Notícias
Alunos do Campus GV são campeões na Jornada de Foguetes 2025
Três estudantes do 3º ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do IFMG – Campus Governador Valadares participaram da Jornada de Foguetes 2025, realizada em Barra do Piraí (RJ), entre os dias 11 e 14 de agosto. A equipe, composta por Carlos Valentim Cândido Mouro, Efraim Angelo Gonçalves Pereira e Victor Alexandre Silvério Padilha, contou com a liderança e orientação do professor Valcimar Silva de Andrade, da área de Física, e trouxe para o campus o troféu de campeão, resultado alcançado pelas equipes que obtiveram a faixa máxima de desempenho nos lançamentos. Dentre as equipes de todo IFMG que participaram, o Campus Governador Valadares obteve o melhor resultado.
A participação dos estudantes foi possível após a classificação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que dá acesso à Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG). Para competir, a equipe construiu foguetes utilizando garrafas PET, conforme as normas da competição, impulsionados por uma reação química entre bicarbonato de sódio e vinagre. Na primeira fase, o lançamento foi realizado no próprio campus, em Governador Valadares, e a equipe obteve alcance de 168 metros, suficiente para garantir a vaga na etapa nacional, onde a equipe conseguiu alcance de 209 metros.
De acordo com professor Valcimar, além da prática com conceitos de astronomia e astronáutica, a atividade promove a consolidação de conteúdos rotineiramente abordados na disciplina de Física ao longo do ensino técnico, estimula a criatividade, a inovação e a busca por soluções técnicas para melhorar o alcance e a estabilidade de voo. A experiência também favorece o aprendizado em relação a trabalho em equipe, resiliência, superação de desafios e à importância dos procedimentos de segurança durante a realização dos testes.
Durante a jornada, os estudantes também participaram de oficinas envolvendo construção de foguetes, palestras e atividade de observação astronômica promovida pela organização da OBAFOG. Destaca-se o ambiente de forte troca de conhecimentos, integração entre discentes e docentes, aprendizado experimental e despertar de vocações nos campos científico e tecnológico.
