Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos e professores do IFMG participam do evento MiniONU em BH

Alunos e professores do IFMG participam do evento MiniONU em BH

publicado: 19/10/2018 09h47, última modificação: 20/03/2024 09h11

Estudantes e professores do IFMG participaram, entre 12 e 15 de outubro, em Belo Horizonte, da 19ª MiniONU, evento organizado pela PUC Minas cujo objetivo é simular o funcionamento da Organização das Nações Unidas (ONU), instituição que trabalha em defesa dos direitos humanos, do desenvolvimento econômico e pela manutenção da paz mundial, com sede em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

A programação contou com a participação de mais de mil estudantes do ensino médio de 90 escolas de todo o Brasil e seus professores. O IFMG esteve presente com alunos dos cursos técnicos integrados e docentes dos campi Congonhas, Formiga, Itabirito, Ouro Branco e Ribeirão das Neves. De acordo com o professor do Campus Congonhas, Luciano da Silva Moreira, que ministra as disciplinas História e Estudos da Atualidade, o MiniONU é um projeto pedagógico no qual os estudantes são os protagonistas da construção do conhecimento. Ao participarem do evento, desenvolvem habilidades discursivas e atuam na resolução de situações imprevistas, mantendo o diálogo e a capacidade de relacionamento. Segundo o diretor do Instituto de Ciências Sociais da PUC Minas, Danny Zahreddine, o objetivo principal é despertar e consolidar a cidadania em cada um dos participantes.

“Os alunos simularam negociações no ambiente diplomático, atuando como representantes de delegações diplomáticas e organismos internacionais na discussão de temas diversos de acordo com o comitê específico em que foram alocados. Para poder participar com propriedade, o estudante deve realizar pesquisa autônoma sobre a sua representação e o tema a ser discutido em seu comitê. Como a atividade simula um ambiente de debate que existe na realidade, o aluno deve ter raciocínio rápido e autonomia para discutir com propriedade. Ao assumir um papel diplomático, os alunos compreendem como funciona a dinâmica internacional, bem como as diversas visões de mundo sobre os temas mais distintos. Como a atividade é bastante intensa, eles ficam imersos num ambiente totalmente dinâmico e interativo. Geralmente, os participantes costumam afirmar que aprendem mais nesses três dias do que em um ano inteiro”, contou o professor Luciano.

Para o aluno Henrique Araújo de Oliveira, de 17 anos, que cursa Técnico em Mecânica, a experiência foi “incrível”. “Discutimos assuntos e temas extremamente importantes no contexto internacional. Os quatro dias de evento foram muito produtivos, aprendi como me portar em ambiente diplomático, melhorei minha oratória e conheci pessoas de todo o Brasil. Esse contato enriquece nossa visão de mundo e forma de pensar, engrandece os participantes enquanto cidadãos”, declarou.

A experiência também foi produtiva para Lívia Franco de Souza, de 16 anos, que cursa o Técnico em Edificações. “Aprendemos como são os debates diplomáticos e como se portar em um ambiente formal. Vimos a importância que se deve ter ao elaborar discursos e como dizê-los sem problemas e com claro entendimento, mostrando seus interesses e objetivos. Lá nós éramos delegados de um país ou representação, e ficamos em determinado comitê com um tema específico. A partir desse tema, os diretores o dividiram em tópicos a serem discutidos. Cada tópico deveria ter uma resolução que formava a agenda do comitê”, explicou.

Além da participação de alunos e professores do IFMG, o MiniONU teve ainda a palestra “Redes sociais e o impacto na educação”, ministrada pelo professor Saulo Furletti, do Campus Ribeirão das Neves.

registrado em: