Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Argelinos recebem treinamento em joalheria no Campus Ouro Preto

Argelinos recebem treinamento em joalheria no Campus Ouro Preto

publicado: 11/08/2017 00h00, última modificação: 25/03/2024 13h03

O Campus Ouro Preto receberá, nas próximas semanas, uma delegação da Argélia, que dará andamento ao “Projeto de transferência de conhecimento para produção de gemas lapidadas, joias e artesanato mineral”. Trata-se da etapa brasileira do acordo de cooperação técnica firmado entre a Associação Brasileira dos Pequenos e Médios Produtores de Gemas, Joias e Similares, Mineradores e Garimpeiros (Abragem), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Agência Nacional do Artesanato Tradicional da Argélia (Anart).

O acordo tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da Argélia, por meio da implantação de uma escola-piloto de lapidação de gemas e de treinamento em técnicas de produção de joias artesanais e também de uma cooperativa em Tamanrasset, no deserto do Saara. A escolha desta cidade para sediar a escola-piloto deve-se à sua localização, no sul argelino, região rica em pedra e outros recursos minerais, e que tem no artesanato uma importante atividade geradora de renda para a população local.

Alunos do projeto, que estão sendo capacitados para atuar como multiplicadores, em Tamanrasset, das técnicas aprendidas, participarão, no Brasil, de dez dias de treinamentos e três dias de visitas técnicas a sítios mineralógicos. O treinamento será realizado nas instalações do campus.

De acordo com o coordenador da área de Joalheria da unidade, professor Benedito Devêza, ficará à disposição da equipe toda a estrutura de laboratórios para que sejam realizadas atividades de ourivesaria, mineralogia, gemologia, lapidação, artesanato mineral, modelagem em cera e fundição em cera perdida.

Palestra sobre cooperativismo

Após a abertura oficial da missão argelina no campus no dia 14 de agosto, foi ministrada, também, uma palestra sobre cooperativismo,  no Auditório Central do Campus, aberta a alunos, servidores e toda a comunidade ouro-pretana.

Segundo Benedito Devêza, de forma a contribuir para o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais, a atividade tem como foco especial o público da economia solidária, das associações e cooperativas de artesanato e da produção familiar do município e região.

A palestra foi proferida pelo economista e consultor da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão e do Mercosul, Evandro Scheid Ninaut.

Fonte: Comunicação Campus Ouro Preto