Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão de Assistência Estudantil e NASIFMG promovem encontros para o planejamento de ações

publicado: 06/10/2017 11h44, última modificação: 06/10/2017 11h44

A Comissão de Assistência Estudantil do IFMG promoveu, no dia 4 de outubro, a sua primeira reunião na Reitoria. Instituída em setembro pela portaria nº 1115, a equipe é formada pelo pró-reitor de Extensão, pelo diretor de Assistência Estudantil, por representantes das regiões Vale do Rio Doce, Inconfidentes, Metropolitana e Centro-Oeste, do Núcleo de Assistentes Sociais (NASIFMG) e de estudantes dos ensinos médio e superior.

A pauta englobou a discussão dos seguintes pontos: apresentação do orçamento previsto para a Assistência Estudantil (AE), elaboração de regimento para a Comissão, debate sobre o perfil socioeconômico dos estudantes, bem como sobre o direito à alimentação. O pró-reitor de Extensão, Fernando Braga, abriu a reunião e enfatizou a necessidade do debate constante de questões referentes à área.

De acordo com o diretor de Assistência Estudantil do IFMG, Paulo César Lourenço Silva, como desdobramentos do encontro estão previstas “a realização de pesquisa sobre o impacto da AE para a permanência dos alunos no Instituto, além da informatização do processo seletivo de bolsas permanência”, explica.

O diretor enfatizou, ainda, a importância da ação para o IFMG: “a administração pública deve-se valer de mecanismos que permitam a construção coletiva e transparente das suas ações. Desse modo, a Comissão se configura como um importante espaço de discussão, monitoramento e avaliação da política de permanência dos estudantes”, acrescentou Paulo. A próxima reunião está agendada para 8 de novembro, também na Reitoria. Vale destacar que os encontros serão promovidos mensalmente.

Para o coordenador do Núcleo de Apoio ao Educando e Educador (NAEE) do Campus Ouro Branco e membro da Comissão, Fillipe Perantoni Martins, a construção de um espaço para discutir a Assistência Estudantil revela a “preocupação dos gestores em construir uma política institucional que democratize as condições de permanência dos estudantes do IFMG”, afirma. Ele acrescenta, ainda, que o fomento à Comissão constitui a proposição do debate, “além de moradia, alimentação e transporte, de temas fundamentais como educação inclusiva, esporte, atenção à saúde, inclusão digital, cultura e apoio pedagógico”, complementa. Segundo Fillipe, o investimento na política trará efeito positivo na redução das taxas de retenção e evasão do Instituto.

DSC_0477.JPG DSC_0481.JPG

Encontro do Núcleo de Assistentes Sociais

Já no dia 20 de setembro, também na Reitoria, representantes do Núcleo de Assistentes Sociais do IFMG (NASIFMG) se reuniram para dialogar sobre uma série de questões entre as quais se destacam: arquivamento dos documentos da AE; Assistência Estudantil e Comunicação; reestruturação do questionário eletrônico da AE; fluxos de pagamento da bolsa permanência; avaliação da nova metodologia de análise socioeconômica adotada pelo NASIFMG e planejamento de ações para 2018.

Estiveram presentes os assistentes sociais Monícia Lemos (Campus Bambuí), Elizângela Dias (Campus Itabirito), Cátia Modesto (Campus Ipatinga), Fillipe Martins (Campus Ouro Branco), Débora Brumano (Campus Ponte Nova), Allysson Morais (Campus Ribeirão das Neves) e Helena Dias (Campus Sabará). Participaram também o pró-reitor de Extensão e membros dos setores de TI, Contabilidade, Comunicação e Gestão Documental.

O objetivo das reuniões setoriais, segundo Fillipe Martins, foi o estreitamento das relações institucionais com a Assistência Estudantil: colaboração da Comunicação para a ampliação da comunicação com os alunos, por meio da utilização estratégica das ferramentas de acesso; assessoramento do setor de Gestão Documental para o trâmite e o arquivamento de documentos sigilosos; esclarecimento de dúvidas, junto à Contabilidade, sobretudo quanto ao fluxo de pagamentos; e o planejamento, em parceria com a TI, para a reestruturação do programa de cadastro no edital socioeconômico.

DSC_0069.JPG DSC_0070.JPG

DSC_0086.JPG