Notícias
Campi do IFMG realizam V Semana Integrada da Consciência Negra
O IFMG promove, neste mês de novembro, a V Semana Integrada da Consciência Negra, com o tema “15 anos do Estatuto da Igualdade Racial: desafios das políticas antirracistas”. O evento busca fomentar reflexões sobre a luta histórica da população negra, a implementação de políticas de igualdade racial e os desafios atuais no enfrentamento ao racismo estrutural.
Ao falar sobre a escolha do tema desta quinta edição, o coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi / Central) do IFMG, Reinaldo Proença, ressalta a importância do Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010) como principal instrumento legal de combate ao racismo estrutural no Brasil. O documento busca garantir a igualdade de oportunidades e orienta políticas públicas essenciais, como as cotas raciais, para promover a equidade e valorizar a população negra. "A data reforça a necessidade de sua plena efetivação para transformar o combate à discriminação em uma política de Estado duradoura", aponta Reinaldo.
As atividades ocorrerão em diversas unidades do IFMG, com programações locais que incluem palestras, oficinas, rodas de conversa, apresentações culturais e debates sobre a valorização da cultura afro-brasileira. Confira (*em atualização).
Campus Sabará
A programação organizada pelo Neabi do Campus Sabará inclui atividades entre outubro de 2025 e janeiro de 2026. A agenda foi organizada de forma coletiva e reúne iniciativas voltadas à identidade, cultura e história afro-brasileira. As ações ocorrerão em diferentes dias e horários, e a emissão de certificados exige inscrição prévia no Suap. Confira aqui.
Campus São João Evangelista
Em São João Evangelista as atividades ocorrem de 10 a 12 de novembro e são organizadas pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi). O evento integra também a XV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e o IX Seminário de Integração Acadêmica, trazendo como eixo transversal o tema “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. A programação inclui palestras, mesas-redondas, oficinas de slam e dança afro-brasileira, inauguração da Sala do Neabi e diversas atividades culturais e acadêmicas. As inscrições podem ser feitas pelo Suap e a programação completa está disponível no Instagram do Neabi Campus São João Evangelista.
Campus Bambuí
O Neabi local coordena diversas atividades em parceria com o Coletivo Negro Estudantil da Instituição. A programação iniciou-se com a participação na Semana de Ciência e Tecnologia (12 e 13/11), através da instalação de um Percurso Reflexivo que provocou os visitantes a pensarem sobre identidade negra e cultura antirracista. Nos dias 17 e 18/11, haverá intervenções no Restaurante Universitário e um Cine-Debate. As reflexões ainda
ultrapassarão os muros institucionais, em palestras e rodas de conversa em escolas da cidade, no decorrer do mês de novembro.
Campus Ponte Nova
A programação da Semana da Consciência Negra 2025 no Campus Ponte Nova acontecerá entre os dias 17 e 19 de novembro. O evento contará com palestras, rodas de conversa, oficinas, cine-debate e apresentações artísticas, proporcionando momentos de reflexão sobre a história, resistência e valorização da cultura afro-brasileira. As inscrições para as atividades estarão abertas de 12/11, às 20h30, até 16/11, às 23h59. Saiba mais e acesse o link de inscrições.
• As apresentações do APRUMA!, com artistas locais como Arthur Vinih e Cibely Limma, serão abertas ao público, convidando a comunidade a participar e celebrar a diversidade cultural.
Campus Ouro Preto
De 17 de novembro a 4 de dezembro, o Neabi do Campus Ouro Preto realiza a programação do Novembro Negro, que neste ano traz como tema “Ancestralidade, resistência e educação antirracista”. As atividades incluem almoço afro-especial no restaurante escolar, oficinas, rodas de conversa, caravana para a Marcha das Mulheres Negras em Brasília e lançamento do CiNeabi. Acesse a programação completa.
Campus Ouro Branco
A unidade realiza sua Semana da Consciência Negra nos dias 18 e 19 de novembro. O evento gratuito e aberto ao público inclui palestras, oficinas, debates e atividades culturais, e tem como objetivo promover a valorização da cultura afro-brasileira, o combate ao racismo e a construção de uma educação antirracista por meio do diálogo e da troca de saberes. Confira a programação.
Campus Santa Luzia
O evento será realizado nos dias 18 e 19 de novembro. Entre as atividades, destacam-se feira de agricultura familiar, exibições de filmes, palestras, além de oficinas de Capoeira Angola, danças urbanas, hip hop, tranças e design para a diversidade. A programação inclui ainda peças teatrais, rodas de conversa, desfiles culturais, mostras de jogos, culinária e podcasts, e ações formativas sobre temas como futebol e racismo, letramento racial, símbolos Adinkra e protagonismo juvenil. Clique aqui para saber mais.
Campus Ibirité
De 20 de novembro a 6 de dezembro, o Campus Ibirité promoverá uma série de atividades com 12 colaboradores externos selecionados via edital, que ministrarão oficinas sobre temas étnico-raciais e de valorização da cultura afro-brasileira. A programação inclui ainda visitas técnicas, apresentações de trabalhos interdisciplinares e o Campeonato Palmares, idealizado por estudantes da Engenharia. O campeonato pretende unir esporte e consciência social, incentivando reflexões sobre o racismo e a valorização da diversidade. A programação está em desenvolvimento e novas ações serão divulgadas em breve.
Campus Ribeirão das Neves
Em Neves, o evento ocorre presencialmente nos dias 24, 25 e 27 de novembro. A abertura traz uma roda de conversa intitulada “Religiões de Matrizes Africanas: conhecimento, respeito e enfrentamentos”, com Giancarlo Ferreira dos Reis e Silvia Letícia, do Coletivo Frente Negra/Selo Akoma. A programação do evento conta com a participação de convidados, estudantes egressos e colaboradores do Neabi do campus. Algumas atividades estão sujeitas à lotação e, por isso, precisam de inscrição. Veja a programação completa.
Campus Conselheiro Lafaiete
A unidade realiza, em 25 de novembro, o 1º Seminário de Combate ao Racismo e Valorização da Negritude, reunindo oficinas de danças afro, capoeira e cine-debates, além de atividades sobre relações raciais na dança dos Orixás. A programação inclui palestra sobre religiões de matriz africana, almoço com feijoada acompanhado de afromúsica e apresentação artística. À tarde, destaca-se a palestra “Movimento negro e a luta por direitos”, que abordará a violência racial, seguida de uma roda de conversa dedicada à elaboração de propostas de políticas institucionais para o enfrentamento do racismo no ambiente escolar e comunitário. Veja a programação completa.
Campus Arcos
A unidade realiza, ao longo de novembro, uma programação envolvendo ações de ensino, cultura e extensão em parceria com instituições locais. Algumas atividades já ocorreram, como o mural de cartazes com QR Codes, encontros de leitura e a programação do dia 17, que incluiu exibições, palestra e apresentação cultural. Ainda neste mês, será divulgado, no dia 25, um vídeo sobre o uso de jogos africanos, produzido pelo Projeto de Ensino (R)existir, e segue, até o fim de novembro, a pintura de um mural no campus. Todas as ações são gratuitas e abertas à comunidade.
Campus Ipatinga
O Coletivo Negro Aya Sankofa do Campus Ipatinga integra a V Semana com reflexões profundas sobre os 15 anos do Estatuto da Igualdade Racial. O coletivo destaca a importância da luta contínua contra o racismo e pela manutenção dos direitos conquistados, reforçando que “a desigualdade racial não é apenas consequência do passado escravocrata, mas um projeto contínuo de exclusão e opressão”. As atividades do campus têm como foco o debate político, histórico e social da questão racial no Brasil. Veja a programação.
Campus Betim
O Campus Betim também participará da V Semana Integrada da Consciência Negra com atividades nos dias 27 e 28 de novembro de 2025. A programação local será divulgada nos próximos dias, com ações voltadas à valorização da cultura negra e à promoção do debate sobre igualdade racial no ambiente acadêmico.
