Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Arcos abre curso FIC de Informática para a terceira idade

Campus Arcos abre curso FIC de Informática para a terceira idade

publicado: 06/04/2018 10h16, última modificação: 21/03/2024 09h23
"Sempre imaginei como seria ser professor: ensinar alguém; a gratificação vinda das pessoas; poder olhar para o final de cada dia e pensar: eles entenderam o que eu queria passar. No curso de Informática tive a oportunidade de participar como professor/ajudante, foi uma das melhores sensações que já tive, me encontrei naquilo que sempre imaginava. Esse projeto me ajudou a perceber que o que quero para mim é ser professor." (Renato Aguilar Santos, aluno da Engenharia Mecânica e um dos instrutores do curso).

O Campus Arcos abriu duas turmas de Informática para a terceira idade, níveis inciante e intermediário. O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) é gratuito e tem o objetivo promover a inclusão digital de pessoas com 50 anos ou mais. Os alunos vão aprender as facilidades do uso do computador para atividades cotidianas: controle financeiro de compras, redação de textos, pesquisas gerais, mecanismos de comunicação virtual, uso de redes sociais, perigos e a importância do uso consciente do computador e da internet.

Para o atual semestre, foram oferecidas 25 vagas em cada uma das turmas - "Operador de Microcomputador: Aplicativos e Navegação" (iniciante) e "Operador de Microcomputador: Periféricos e Redação" (intermediário) - com duração de 16 semanas (32 horas). As aulas ocorrem nos laboratórios de Informática do campus, no turno da noite, e são ministradas por alunos da graduação em Engenharia Mecânica. O curso será ofertado novamente, tanto para dar continuidade aos estudos dos idosos já matriculados, quanto para receber aqueles que não conseguiram vaga na atual edição.

A ação faz parte das atividades integradas ao projeto de Extensão PUC Minas Idade, parceria entre o IFMG e a PUC Minas, e será ministrada pelos instrutores Ana Helena, Joice, Vinícius e Maxwell. A aula inaugural foi realizada no dia 19 de março e contou com a presença do diretor-geral do campus, professor Márcio Rezende Santos, que deu as boas vindas aos alunos e ao público e apresentou informações gerais sobre a Instituição.

Para o professor Jefferson Silva, um dos responsáveis pelo curso, "sempre haverá maior número de instrutores por turma, atendendo simultaneamente. É imprescindível para que os alunos tenham um tratamento mais personalizado e sem a necessidade de esperar por muito tempo para serem atendidos", enfatiza.

(Fonte: Campus Arcos)

arcos.jpg