Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ibirité promove evento com atividades de integração, arte e cultura

Campus Ibirité promove evento com atividades de integração, arte e cultura

publicado: 05/08/2019 15h25, última modificação: 19/03/2024 07h54

Estudantes do IFMG e visitantes puderam participar de uma série de atividades, entre os dias 1º e 5 de julho de 2019, durante a I Semana de Integração, Arte e Cultura do Campus Ibirité. Com o objetivo de proporcionar aos participantes um espaço de integração e um ambiente diferenciado de aprendizagem, foi promovida uma programação que contou com vivências artísticas e culturais. Já na abertura, foi apresentado o espetáculo musical de Jhessy Vilas, Gabriel Perpétuo e da professora Thaís Felicori, que interpretaram canções autorais.

Também no primeiro dia, diversas salas foram preparadas para receber o cinema comentado e foi inaugurada a Exposição "Carolinas Reais" do grupo de estudo "Carolinas: mulheres e suas interseccionalidades". No período da tarde, o campus recebeu o Coletivo Terra Firme, que trouxe apresentações artísticas a fim de inspirar os alunos que participaram do Show de Talentos.

No segundo dia do evento, a Mostra de Profissões mobilizou os estudantes dos cursos técnicos em Sistemas de Energia Renovável, Mecatrônica e Automação Industrial, além do curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação. Os alunos receberam visitantes de diversas escolas e mostraram alguns projetos que já estão sendo desenvolvidos no campus. Esse foi um dia no qual coordenadores de curso e estudantes puderam compartilhar experiências e contar um pouco sobre como é estudar no IFMG para a comunidade externa.

Durante a Mostra de Profissões, foram realizadas intervenções artísticas por alunos de Sistemas de Energia Renovável e Mecatrônica, orientados pela professora de Língua Portuguesa, Juliana Santos. Os estudantes criaram apresentações baseadas na obra “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus. A tarde foi preenchida por oficinas de temas variados, ministradas por professores de outras unidades do IFMG, como São João Evangelista, Bambuí, Itabirito e Congonhas, além de estudantes e um professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

A Semana teve ainda sarau de poesias, karaokê em língua inglesa, gincana com jogos diversos, apresentações de dança e atividades esportivas, coordenadas pelas professoras Simone Meurer e Fernanda Costa. Uma festa de encerramento, com direito a apresentação de quadrilha, finalizou as atividades realizadas ao longo de cinco dias. Devido ao fato do campus ter sido inaugurado recentemente e, portanto, não possuir orçamento próprio, o evento foi realizado por meio de financiamento dos servidores do IFMG - Campus Ibirité.

Leia mais: Campus Ibirité promove seminário de capacitação para servidores