Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ipatinga promove visita de crianças e adolescentes do Morro do Sossego

Acontece nos Campi

Campus Ipatinga promove visita de crianças e adolescentes do Morro do Sossego

publicado: 30/11/2018 12h06, última modificação: 06/12/2018 15h18

Na manhã desse sábado, 1º de dezembro, o Campus Ipatinga assumiu papel de escola e museu para a comunidade jovem do Morro do Sossego, comunidade localizada no Bairro Veneza. Cerca de 80 crianças e adolescentes de 8 a 15 anos moradores do Sossego foram convidados para a Jornada Científica do campus, que trouxe demonstrações práticas de experimentos e atividades interativas: protótipos de robôs, lançamento de foguetes, modelos de trens magnéticos, extração de DNA de alimentos, oficinas sobre reciclagem, eletricidade e mais. Também foi ofertado um minicurso de primeiros-socorros para o público adulto.

Segundo a professora Taciana Garrido, a ideia de receber as crianças do Morro do Sossego no campus foi criada durante a disciplina de Filosofia e Ética do curso de Engenharia Elétrica. A partir de discussões sobre autogestão e cidadania e tendo como pressuposto a responsabilidade social do IFMG com a comunidade - prevista em sua lei de criação, o evento foi planejado de maneira compartilhada e horizontal entre alguns docentes e todos os discentes de engenharia do campus e parte da turma de Técnico em Segurança do Trabalho. Além da divulgação imediata, a expectativa é de que a comunidade do Morro do Sossego sinta-se convidada a conhecer o IFMG e a conhecer melhor os cursos e projetos desenvolvidos pela equipe de docentes e técnicos. Há a intenção de darmos sequência com as oficinas no próximo ano, em parceria com escolas municipais da região.

O evento teve boa recepção entre os visitantes, mas também causou grande comoção entre os estudantes envolvidos na organização. Mateus Henrique, do 3º período de Engenharia Elétrica, trouxe para a experiência sua própria origem e identificação: "Como foi prazeroso para um jovem da região, um dos meninos que cresceram perto daquele morro, prestigiar e participar de um projeto de aproximação da comunidade com o campus. O brilho nos olhos de cada um me fez relembrar o meu tempo de criança. Fiz questão de relembrar a todos que já fui como eles, e agora exerço meu papel como estudante do campus."

Maxsuel Marx, também do terceiro período de engenharia, acredito que a aproximação do campus com a comunidade pode servir como inspiração para a vida acadêmica de crianças e jovens. Durante uma das oficinas, perguntou às crianças por que estavam tão animadas. A resposta: "É a primeira vez que estamos em uma faculdade."