Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Itabirito anexa área de quase 4.700 m²
conteúdo

Notícias

Campus Itabirito anexa área de quase 4.700 m²

Termo de cessão de uso foi assinado entre IFMG e prefeitura no final de agosto. O terreno fica ao lado do Campus e já há projetos para a construção de refeitório e quadra poliesportiva coberta.
publicado: 20/09/2024 15h22, última modificação: 24/09/2024 06h40

Assinado entre  o IFMG e a prefeitura de Itabirito, no dia 26 de agosto, o termo de cessão de uso de bem imóvel permitirá ao Campus Itabirito anexar uma área de quase 4.700 m². O terreno, que  fica ao lado da unidade, tornará possível sua expansão e a consequente oferta de mais cursos e outros benefícios à comunidade.

Segundo o diretor-geral do Campus, Daniel Fonseca, já existe um projeto em andamento para a construção de um refeitório, com um recurso financeiro de R$ 1,7 milhões, proveniente de um processo junto à Reitoria e ao Governo Federal. “ Além do refeitório, há planos para a construção de uma quadra poliesportiva coberta, que também poderá ser utilizada para eventos de robótica, com salas de reuniões para equipes e startups. Enfim, um espaço multifuncional”, explicou.

Daniel também falou sobre a necessidade da construção de outro local para ampliação do número de salas de aula, uma vez que a unidade está bem próxima de sua ocupação total. Além disso, em maio deste ano, ocorreu a alteração da tipologia do Campus Itabirito, que passou para o modelo 40/26. A incorporação do terreno vai dobrar o tamanho da unidade, que ocupa, hoje, uma área de 4.300m². 

Doação

As tratativas entre o IFMG e a Prefeitura de Itabirito começaram há 10 anos, antes mesmo da federalização do então Centro de Educação Tecnológica (CET) de Itabirito.  A Lei Municipal nº 3032/2014 autoriza a doação do terreno, visando a construção e ampliação do que viria a ser o Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Itabirito. 

O termo de cessão de uso da área por 20 anos foi assinado devido à impossibilidade de doação do terreno em ano eleitoral.  O diretor Daniel Fonseca explicou que a doação está prevista para ocorrer em 2025.