Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inclusão em Foco: Campus Ponte Nova realiza a 1ª Semana de Conscientização da Luta da Pessoa com Deficiência

Notícias dos Campi

Evento visou ampliar o debate sobre acessibilidade, direitos e inclusão social. Palestras, oficinas e atividades culturais ressaltaram os desafios e conquistas das pessoas com deficiência em diversas áreas da vida.
publicado: 01/10/2024 12h17, última modificação: 01/10/2024 12h17

Entre os dias 24 e 27 de setembro, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnee) do Campus Ponte Nova organizou a 1ª Semana de Conscientização da Luta da Pessoa com Deficiência. O evento teve como objetivo promover discussões e ações voltadas à inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência, buscando sensibilizar a comunidade sobre os direitos, necessidades e desafios enfrentados, bem como compreender as barreiras sociais e físicas.

Durante a semana, foram discutidas informações sobre a Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, que estabelece o dia 21 de setembro como a data anual para promover a conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Atividades

No dia 25 de setembro, um bate-papo online com a neuropsicopedagoga Marina Veiga foi promovido e abordou sobre deficiências ocultas. Além do bate-papo online, os presentes tiveram a oportunidade de participar da Oficina de Libras, ministrada por Leuciani Rossi e Sônia Tavares, membros da comunidade surda de Ponte Nova. Com a oficina foi possível aprender mais sobre a luta pelos direitos, tanto na cidade quanto em nível nacional, além de vivências com contribuição da Ana Flávia Tavares. O momento teve a colaboração de Thamires Santos e Daniela Bastos para traduzir e interpretar LIBRAS.

No dia 26 de setembro, os estudantes do Ensino Médio Integrado participaram de um jogo adaptado de Futebol para Cegos, que, além de dar visibilidade ao esporte, permitiu que os estudantes experimentassem e compreendessem as barreiras enfrentadas diariamente por muitas pessoas.

O intuito da semana era, por fim, levantar a discussão "Barreiras invisíveis, para quem?", realizada na Roda de Conversa no dia 27 de setembro, estimulando uma reflexão entre os estudantes presentes nas atividades sobre a importância de termos uma escola, uma sociedade e uma comunidade que busquem ser o mais acessíveis possível, garantindo que todos tenham seus direitos respeitados e se sintam incluídos, reforçando a importância de fomentar uma sociedade menos capacitista.