Você está aqui: Página Inicial > Notícias > giro_campi > Campus Ponte Nova realiza aula inaugural do Programa Envelhecer nos Territórios
conteúdo

Notícias

Campus Ponte Nova realiza aula inaugural do Programa Envelhecer nos Territórios

publicado: 28/03/2025 13h29, última modificação: 28/03/2025 13h32

O Campus Ponte Nova sediou o primeiro encontro presencial do curso de Formação de Agentes de Direitos Humanos da Pessoa Idosa, do Programa Envelhecer nos Territórios. A ação aconteceu no último dia 22 de março e reuniu 35 cursistas das cidades de Amparo do Serra, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Diogo de Vasconcelos. O momento ficou marcado por um clima de acolhimento, compartilhamento de  histórias de vida e experiências de luta. 

A diversidade etária foi um dos pontos altos do encontro com predominância do público feminino. Segundo os organizadores locais, o curso foi dividido em duas etapas: a primeira, um momento de boas-vindas e, em seguida, uma dinâmica no formato da roda de saberes, inspirada na educação popular. 

"O primeiro encontro foi extremamente produtivo, criando um espaço de reflexão e troca de experiências, fortalecendo o compromisso dos participantes com a formação. O entusiasmo e a participação ativa dos cursistas demonstram o potencial transformador do projeto na vida das comunidades envolvidas." André Mendonça, professor do Curso de Formação

Segundo o professor André Mendonça, essa metodologia promove a horizontalidade nas discussões, garantindo que todos os participantes tenham voz e seus conhecimentos sejam valorizados, independentemente de sua formação acadêmica ou posição social.

Durante esse momento, os cursistas compartilharam relatos potentes sobre suas trajetórias e expectativas para o curso, demonstrando grande engajamento com a proposta do projeto. Foi também realizado um tour para apresentação do Campus Ponte Nova aos cursistas.

No período da tarde, ocorreram aulas expositivo-dialogadas, nas quais foram apresentados o plano de ensino do curso e os dados estatísticos de cada município, com base no Censo de 2022 do IBGE. Além disso, os estudantes participaram de uma aula sobre as múltiplas velhices e o processo histórico do envelhecimento no Brasil, ampliando a compreensão sobre o tema central do projeto.

O evento contou com a presença do professor-formador, André Mendonça; das supervisoras Cristina Aguiar, Ana Karina Reis e Débora Brumano; da coordenadora do projeto, Cássia Pires e do colaborador Raphael Siqueira, que atua no apoio administrativo.

A formação dos agentes terá continuidade nos próximos sábados, sendo a conclusão do curso prevista para o dia 12 de abril. Esta é a primeira realização do projeto no estado de Minas Gerais e a data do lançamento oficial do Programa ainda está sendo definida.