Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus São João Evangelista elabora cartilha para acolhimento dos estudantes

Acontece nos Campi

Campus São João Evangelista elabora cartilha para acolhimento dos estudantes

Objetivo é sensibilizar os servidores para que ofereçam amparo e orientações aos alunos que retornam ao ensino presencial
publicado: 13/04/2022 12h54, última modificação: 07/03/2024 12h26

Com o objetivo de sensibilizar os servidores para que ofereçam amparo e orientações aos alunos que retornam para o ensino presencial, o Campus São João Evangelista lançou, no início de abril, uma cartilha com orientações para acolhimento emocional dos estudantes. O documento foi idealizado pelo Setor de Psicologia Escolar da unidade, em parceria com a Coordenadoria de Assuntos Estudantis e Diretoria de Comunicação.

Para Rodrigo Siqueira Câmara, psicólogo do Campus, o principal desafio para as instituições de ensino neste momento é perceber que a comunidade escolar, agora, é diferente daquela antes da pandemia. Segundo ele, houve uma defasagem educacional, tanto do ensino como da aprendizagem, atribuída a fatores sociais, econômicos, relacionais, familiares, pedagógicos e psicológicos. “Uma necessidade fundamental é não culpabilizar os estudantes pelas próprias dificuldades. Entender que é tarefa de todos os atores educacionais promover condições para superar os desafios que se apresentam e não atribuir as dificuldades a uma questão de adaptação individual”, explica.

Levantamento realizado junto aos estudantes da unidade mostrou serem diversas as dificuldades que se colocam neste retorno, relacionadas a aspectos tanto materiais, quanto  emocionais. Por exemplo, os impactos econômicos da pandemia, o luto, a privação do convívio social a enfermidade de familiares ou o próprio adoecimento. “Estamos diante de um contexto muito novo e desafiador, que demanda novos olhares sobre a educação e sua relação com a sociedade. É muito importante problematizar qual o papel social da escola pública em um momento de vários retrocessos, que traz as marcas não somente da pandemia, mas também de um aumento da desigualdade social, da pobreza e das violências nas suas mais variadas formas de expressão”, finaliza Rodrigo.

Conheça a cartilha de acolhimento aos alunos