Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus São João Evangelista sediará o 9º Encontro Esportivo do IFMG

Campus São João Evangelista sediará o 9º Encontro Esportivo do IFMG

publicado: 12/06/2017 00h00, última modificação: 25/03/2024 14h30

Entre os dias 14 e 18 de junho, o Campus São João Evangelista realizará a 2ª etapa do 9º Encontro Esportivo do IFMG. Maior e mais importante evento esportivo no âmbito da Instituição, a competição tem como finalidade principal a promoção da formação humana por meio da prática esportiva e, ao mesmo tempo, busca fortalecer o vínculo entre as unidades participantes.

As competições dessa etapa envolverão as modalidades de futsal, atletismo, xadrez e tênis de mesa, sendo todas elas disputadas no masculino e feminino. Os campi Bambuí, Betim, Congonhas, Formiga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Ponte Nova, Sabará, Ribeirão das Neves e São João Evangelista confirmaram presença. O evento envolverá a participação de 400 alunos/atletas.

Encontro Esportivo do IFMG

Idealizados a partir do ano de 2009, os Encontros Esportivos têm por objetivo fomentar a prática do esporte com fins educativos, possibilitando a convivência com diferenças culturais, sociais e morais por meio da prática desportiva. O evento é realizado anualmente, com o rodízio da sede entre os diversos campi do Instituto. Em suas duas primeiras edições participaram Bambuí, Ouro Preto e São João Evangelista. Com a ampliação do número de unidades, cresceu também o número de participantes, alcançando, em 2017, 11 campi.

Os jogos buscam contribuir para a integração entre os alunos das diversas regiões do Estado em que o Instituto atua, utilizando o esporte como meio de educação, formação moral e desenvolvimento da qualidade de vida. Por sua vez, os professores de Educação Física do IFMG destacam que, acima dos resultados alcançados, está o exercício de valores fundamentais, como as relações interpessoais, as diversidades socioculturais, o respeito ao espaço público, a normas e regras.

Atendendo a nova demanda sobre a estrutura organizacional do esporte educacional nas Instituições Federais de Educação Básica e Tecnológica, a partir de 2011 os Encontros Esportivos passam a ter a conotação de jogos classificatórios para o JIF (Jogos entre as Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica).

Fonte: Comunicação Campus São João Evangelista