Notícias
Capes abre seleção para intercâmbio em Moçambique
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Ministério da Igualdade Racial (MIR) abriram em 4 de dezembro, a primeira seleção do programa de intercâmbios Caminhos Amefricanos:. Até 50 estudantes quilombolas ou autodeclarados pretos ou pardos, alunos de licenciaturas a partir do 5° semestre e vinculados a Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas ou grupos correlatos, serão selecionados para intercâmbio de 15 dias na Universidade Pedagógica de Maputo (UP – Maputo).
As candidaturas devem ser apresentadas até o dia 4 de janeiro pelo Sistema de Inscrições da Capes (Sicapes). A iniciativa contribui no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial no Brasil. Antes de partir para a estadia de duas semanas no país africano, os alunos farão um curso on-line de 40 horas sobre História e Cultura Afro-brasileira e Moçambicana e os participantes deverão elaborar um relatório das atividades executadas na UP – Maputo.
As informações sobre o apoio financeiro que será de responsabilidade do Ministério da Igualdade Racial (diárias, passagem aérea, seguro-saúde, etc) constam no Edital Conjunto nº 34/2023, publicado no Diário Oficial da União e no site da Capes.