Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão Eleitoral conclui processo de consulta para escolha de diretor nos campi avançados

Servidores indicados para ocupar cargos de gestão serão nomeados pelo reitor ainda neste ano.
publicado: 27/11/2019 19h33, última modificação: 07/03/2024 11h53

Concluído o processo simplificado de consulta para o cargo de diretor nos campi avançados do IFMG. Na tarde da última terça-feira, 26 de novembro, a Comissão Eleitoral Central encaminhou ao reitor ofício em que formaliza a lista dos seis docentes indicados pela comunidade para ocupar a direção dos campi avançados Arcos, Conselheiro Lafaiete, Ipatinga, Itabirito, Piumhi e Ponte Nova.

Em andamento desde 31 de outubro, as eleições ocorreram por iniciativa do reitor Kléber Glória, cumprindo proposta feita durante sua campanha, no mês de junho, já que a ocupação desses cargos é feita por nomeação da Reitoria. Para dar encaminhamento à ação, ele designou uma comissão, que visitou os seis campi com o objetivo de definir as comissões locais, responsáveis por receber as candidaturas, e sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do processo.

De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral Central, Carlos Bernardes Rosa Junior, todas as etapas cumpriram o cronograma estipulado no Regulamento (Edital 85/2019). Não foram registrados pedidos de impugnação e o registro das candidaturas obedeceu aos requisitos do processo, com toda a documentação sendo analisada e aprovada. O professor explica que, mesmo tendo sido um processo simplificado, a comissão estabeleceu critérios semelhantes aos da eleição para reitor e diretor-geral. No entanto, algumas mudanças foram feitas para tornar mais democrática a consulta.

“Para dar oportunidade a mais servidores de se candidatarem, flexibilizamos exigências da Lei 11.892 como, por exemplo, a redução de tempo de efetivo exercício do servidor, passando de cinco para três anos, que é o tempo destinado à conclusão do estágio probatório de um servidor público”, pontuou Bernardes.

Apesar disso, somente uma candidatura foi registrada em cada campus avançado. Com isso, os servidores inscritos, após o deferimento de suas candidaturas, passaram a ser a indicação do campus avançado para o cargo de diretor, sem necessidade de realizar votação. Esse procedimento estava previsto no parágrafo único do capítulo IV do Regulamento, publicado no site do IFMG no dia 5 de novembro.

Segundo o reitor Kleber Glória, o processo foi fundamental para consolidar os anseios da comunidade dos campi avançados e do IFMG. Ainda neste ano os diretores serão nomeados.

Leia mais: Seis candidatos têm inscrição deferida nas eleições para campi avançados

Acesse a página do Processo de Consulta

registrado em: ,