Notícias
Congonhas: alunos constroem protótipos de pontes treliçadas
Os alunos do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Mecânica do Campus Congonhas desenvolveram protótipos de pontes treliçadas com palitos de picolé e surpreenderam pela eficiência dos projetos que suportaram até 137 vezes o peso de sua própria estrutura. O trabalho, desenvolvido pela disciplina Propriedades dos Materiais, propôs a construção de uma ponte treliçada, utilizando apenas palitos de picolé e cola, a ser submetida a um teste de carga.
Para construir os protótipos, os alunos tiveram que realizar uma análise estrutural de possíveis opções e tipos de pontes treliçadas a serem modeladas, além de avaliar uma estimativa da carga de colapso. As estruturas foram avaliadas por sua arquitetura; performance estrutural (razão do peso da estrutura pela capacidade estrutural); projeto 2D da treliça detalhado e memória de Cálculo de Estruturas Isostáticas e Resistências dos Materiais.
De acordo com o professor Tiago Simão, para realizar os projetos foi fundamental que os alunos entendessem o funcionamento de uma ponte treliçada (como cada componente individual contribui para que toda a estrutura possa suportar a carga), verificando como a qualidade da construção afeta o desempenho da estrutura. Confira as fotos.
O projeto teve como objetivo aplicar conhecimentos básicos de Mecânica bem como Propriedades e Resistência dos Materiais para resolver problemas de Engenharia, projetando sistemas estruturais simples e colocando em prática o que é estudado em sala de aula.
Fonte: Comunicação Campus Congonhas