Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diretrizes para propostas de cursos de pós-graduação no IFMG - Edital retificado
conteúdo

Notícias

Diretrizes para propostas de cursos de pós-graduação no IFMG - Edital retificado

publicado: 23/11/2016 16h53, última modificação: 24/11/2016 08h17

O IFMG torna público o edital nº 122, de 26 de agosto de 2016,  (retificado abaixo) que dispõe sobre o processo de seleção de propostas de cursos de pós-graduação stricto sensu para oferta pela Instituição. Por meio do documento, docentes do quadro efetivo do IFMG são convidados a apresentarem propostas de cursos de mestrado/doutorado – acadêmicos ou profissionais – a serem submetidos ao Aplicativo para Propostas de Cursos Novos (APCN/Capes/2017).

O edital apresenta as diretrizes para organização do processo de elaboração, proposição e avaliação de propostas, verificando o atendimento de critérios que propiciem maior aceitabilidade na submissão e a recomendação da PRPPG para apresentação à Capes em 2017. Após passarem por análise de uma comissão, as propostas apresentadas receberão parecer com sugestões referentes a sua viabilidade e real potencialidade de aprovação. Esse parecer será encaminhado ao proponente para eventuais adequações no projeto.

De acordo com o edital, as propostas devem ser elaboradas por grupos de docentes efetivos do IFMG, dentre os quais um deverá ser o proponente/coordenador. É recomendável que os professores envolvidos já participem de atividades de pesquisa, possuam experiência de orientação de graduação e de iniciação científica e apresentem produção científica compatível com os critérios exigidos no documento de área de avaliação para o qual será submetido à Capes.

A data limite para apresentação da versão eletrônica das propostas, que era até 19 de dezembro de 2016, foi ampliada até abril de 2017, de acordo com retificação do cronograma. Confira o edital e a retificação do cronograma nos links abaixo.

EDITAL RETIFICADO (publicado em 23/11/2016)
• Edital 122 - Processo de seleção de propostas de cursos de pós-graduação stricto sensu