Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Gestão Acadêmica é destaque na Reitoria Itinerante de Governador Valadares

Projeto Reitoria Itinerante busca estreitar o diálogo entre o campus e a gestão. Servidores docentes e técnicos-administrativos podem se inscrever no curso que tem carga horária de 50h.
publicado: 19/11/2018 16h10, última modificação: 19/03/2024 11h16

No início do mês (05 de outubro), a equipe liderada pelo reitor Kléber Glória esteve no Campus Governador Valadares para mais uma rodada de conversa com servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes no projeto Reitoria Itinerante. Realizado desde 2015, o objetivo da Reitoria Itinerante é a aproximação entre a alta gestão e a comunidade acadêmica do campus na busca conjunta pelas soluções dos desafios.

Além dos gestores do Campus Governador Valadares, participaram da Reitoria Itinerante o pró-reitor de Ensino (PROEN), Carlos Bernardes, pró-reitor de Administração e Planejamento (PROAP), Leandro Conceição, a pró-reitora de Gestão de Pessoas (PROGESP), Olímpia Marta, o diretor de Assistência Estudantil, Paulo César Lourenço da Silva e a chefe de gabinete da Reitoria, Ângela Rangel.

Uma das propostas da Reitoria Itinerante é ser um novo canal de comunicação direta da comunidade IFMG com o Reitor e sua equipe gestora, ao possibilitar a tomada de decisões de forma mais pluralista, reduzir o distanciamento hierárquico e, principalmente, ser um espaço inclusivo e democrático na proposição de ideias que busquem superar os desafios enfrentados pelo IFMG.

Assim, durante o encontro com a representação estudantil do Campus, o estudante Emanuel Alves, do 1º ano do curso Técnico em Edificações sugeriu a criação de espaços específicos para a integração entre as turmas. E de acordo com o pró-reitor de Administração e Planejamento, a Reitoria do IFMG tem trabalhado em uma proposta que irá atender a este público. “Estamos com a proposta dos Centros de Vivência que serão espaços voltados exclusivamente para os estudantes. A ideia é que nestes locais seja alocado o Grêmio Estudantil, o Diretório Acadêmico e/ou a cantina”, informou o pró-reitor.

Na ocasião, o reitor Kléber destacou um investimento de R$600 mil para o Campus Governador Valadares com a aquisição de construções modulares, estruturas estas que vão ampliar o número de salas de aula e laboratórios para o desenvolvimento das atividades acadêmicas.

Capacitação de servidores

Um dos assuntos tratados com os servidores foi em relação ao curso de Gestão Acadêmica que está sendo ofertado pela Pró-reitoria de Ensino (PROEN) em parceria com as pró-reitorias de Gestão de Pessoas, Administração e Planejamento e Procuradoria Educacional Institucional. Na oportunidade, o reitor Kléber Glória reforçou o convite para que todos façam o curso que tem carga horária de 50 horas e será ofertado na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

“Dentro da Reitoria Itinerante temos a oportunidade de conversar com os servidores e os estudantes sobre temas específicos do campus e também apresentar as novidades da gestão. Uma delas é o curso de Gestão Acadêmica que foi formatado em um ambiente virtual para que os servidores tenham a oportunidade de participar. Os módulos são temáticos abordando assuntos como desenvolvimento educacional, legislação e normas de ensino, avaliação educacional, orçamento e despesa pública e, gestão de pessoas. É importante salientar que o curso não é voltado somente para os docentes. Os servidores técnico-administrativos que tiverem interesse também podem se inscrever, tendo em vista que o curso garante certificado que poderá ser utilizado na progressão por capacitação”, disse o reitor.

Os interessados em participar do curso de Gestão Acadêmica do IFMG devem acessar o link https://cead.ifmg.edu.br/reitoria/ e efetivar sua inscrição. O curso será para docentes e Técnico-Administrativos.

Calendário Reitoria Itinerante

A próxima Reitoria Itinerante será realizada nos próximos dias 25 e 26 de outubro, nos campi Ouro Branco e São João Evangelista respectivamente, com a participação da gestão local, docentes, técnico-administrativos e estudantes.

Formulário da CPA tem prazo prorrogado

De acordo com o presidente da Comissão Permanente de Avaliação (CPA), Alessandro Almeida, tendo em vista o período de férias escolares em alguns campi, o prazo para o preenchimento do formulário da Autoavaliação Institucional foi prorrogado até o dia 20 de outubro. “Nosso objetivo é garantir a ampla participação de todos nesse processo de reflexão, buscando aprimorar a qualidade dos serviços prestados pela instituição”, disse Almeida.

O preenchimento do formulário é simples, rápido e anônimo. Podem participar docentes, técnico-administrativos, estudantes e comunidade externa. O link para acesso é https://limesurvey.ifmg.edu.br/index.php/396928?lang=pt-BR

registrado em: