Você está aqui: Página Inicial > Notícias > DAAD Brasil oferece oportunidades de intercâmbio na Alemanha

DAAD Brasil oferece oportunidades de intercâmbio na Alemanha

publicado: 04/07/2017 00h00, última modificação: 25/03/2024 13h19

O Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD Brasil) irá abrir inscrições para duas oportunidades de intercâmbio para estudantes brasileiros de pós graduação.

Uma delas é por meio do Programa Winterkurs, que oferece bolsas pelo Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs. Os selecionados fazem um curso com duração de quatro a seis semanas, numa universidade na Alemanha, com aulas do idioma e sobre a cultura do país durante os meses de janeiro e fevereiro de 2018. As inscrições podem ser feitas entre os dias 1º de julho e 15 de agosto.

Para se candidatar é preciso ser aluno(a) de graduação, mestrado stricto sensu ou doutorado, com coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 8,0 ou grau equivalente, além de ter, pelo menos, nível B1 de domínio de alemão, comprovado por teste OnSET. Além de seguro-saúde, os selecionados receberão uma bolsa no valor de 1.725 euros e auxílio para passagem aérea de 1.550 euros (valores de 30.06.2017, sujeitos a alterações).

Para mais informações sobre o programa, clique aqui.

A outra oportunidade é oferecida pelo Programa EPOS, que concede bolsas de estudos para diversos cursos de pós-graduação na Alemanha em áreas relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Na atual chamada de inscrições, o candidato pode escolher entre 40 cursos de mestrado ou doutorado. Além de excelente rendimento acadêmico, o pré-requisito básico para candidatura ao programa é ter o mínimo de dois anos de experiência profissional na área do curso após a conclusão da graduação. Os selecionados recebem bolsa mensal, seguro-saúde, ajuda de custo para passagem aérea e curso preparatório de alemão.

Para conferir os prazos de inscrições consulte esta tabela

Atenção: no Programa EPOS, cada instituição tem um prazo de inscrição próprio.