Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG marca presença na etapa sudeste dos Jogos dos Institutos Federais 2018

IFMG marca presença na etapa sudeste dos Jogos dos Institutos Federais 2018

publicado: 24/08/2018 16h18, última modificação: 20/03/2024 10h02

Uma delegação com 176 representantes do IFMG integra a equipe que está participando da etapa sudeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIF), edição 2018.

São 157 alunos e 19 servidores dos campi Betim, Congonhas, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.

Os atletas do IFMG vão competir nas seguintes modalidades: individuais – atletismo, natação e xadrez –; e coletivas, que englobam basquete, futebol, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol e vôlei de areia.

Os participantes foram selecionados via inscrição dos campi com projetos em andamento nas modalidades esportivas, apresentação de indicadores de práticas nas modalidades individuais e sorteio entre os campi inscritos. O processo, coletivo, contou com a participação dos docentes – da área de Educação Fìsica – e dos estudantes dos campi com o Programa Institucional de Esporte e Lazer (Piel), atualmente em andamento. Para a organização dos trabalhos, foi composta comissão organizadora de eventos intercampi, a qual inclui o JIF para a composição da delegação.

A participação do IFMG no JIF está sendo conduzida pela professora do Campus Ouro Preto e coordenadora do Piel, Ana Flávia Leão Pereira, e pela docente e bolsista do Piel, Maria Aparecida Dias Venâncio, do Campus Sabará.

De acordo com a professora Maria Aparecida Venâncio, a atual edição do JIF tem como novidades o aumento do número de atletas, além da alteração na forma de composição da delegação, que está mais participativa e democrática.

“Acredito que a participação em eventos como este, no âmbito do esporte de rendimento, oportuniza a prática do desporto com ênfase na colaboração, na cooperação e nos valores morais e sociais trabalhados nas ações e projetos do IFMG em seus diversos campi. Proporciona, ainda, a integração entre discentes, docentes e técnicos administrativos das instituições federais e da sociedade em geral, ampliando nossa ação extensionista e fortalecimentos dos entes federais. E por fim, valoriza o trabalho de desenvolvimento esportivo do IFMG, estimulando as ações locais e os investimentos necessários à sua continuidade e evolução”, destaca a docente.

Abertura da etapa sudeste do JIF

A abertura da etapa sudeste dos Jogos está marcada para a próxima segunda-feira, dia 27 de agosto, a partir das 20h30. O evento será realizado no complexo esportivo do Campus I do Cefet-MG, em Belo Horizonte. O evento é, também, parte das comemorações dos 110 anos de fundação da instituição. A etapa sudeste do JIF 2018 terá início no dia 27 de agosto e se estenderá até o dia 1º de setembro.

(Com informações da Comunicação/Cefet-MG)