Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em busca dos melhores resultados
conteúdo

Notícias

Em busca dos melhores resultados

Corregedoria do IFMG alcança nota 8,6 na primeira avaliação do Índice de Desempenho e Execução da Atividade Correcional, promovido pela CGU. Objetivo é atingir a nota 9 e integrar grupo das instituições com os mais elevados índices de desempenho no serviço público federal
publicado: 11/07/2025 12h22, última modificação: 15/07/2025 16h12

A Corregedoria do IFMG alcançou a nota 8,6 na primeira avaliação do Índice de Desempenho e Execução da Atividade Correcional (Idecor) sendo classificada no grupo 2 entre as instituições participantes. O resultado demonstra o compromisso do IFMG com a ética, a integridade e a melhoria contínua dos seus processos de responsabilização administrativa.

Instituído pela Portaria CGU nº 181, de 31 de outubro de 2024, o Idecor foi criado pela Controladoria-Geral da União com o objetivo de medir, mensalmente, o desempenho das Unidades Setoriais de Correição que integram o Sistema de Correição do Poder Executivo Federal (SisCor).

Acesse o Periódico Correcional

A avaliação é feita com base em dois eixos de indicadores:

Indicadores de gestão
Como a existência formal da unidade na estrutura da instituição, sua regulamentação interna, o acesso à informação correcional e o planejamento com base em riscos disciplinares.

Indicadores de desempenho correcional
 Que consideram, por exemplo, o tempo médio de duração dos procedimentos e a efetividade dos processos disciplinares concluídos.

A pontuação final resulta da média das avaliações mensais dos últimos 12 meses. As instituições são classificadas em cinco grupos, de acordo com a nota alcançada. Na primeira consolidação dos dados, iniciada em março de 2025, das 170 instituições avaliadas, apenas oito alcançaram o Grupo 1, que exige nota mínima de 9,0.

“O IFMG segue empenhado em aprimorar seus processos correcionais, com o objetivo de avançar 0,40 ponto e integrar o grupo das instituições com os mais altos índices de desempenho da administração pública federal”, afirma a corregedora do Instituto, Cristiane Soares Mendes de Jesus.

 

Informativo

Como forma de dar mais transparência às suas ações, a Corregedoria publica, a cada três meses, o Periódico Corrrecional com os principais dados e atividades realizadas no período. Quatro edições já foram publicadas, reforçando o compromisso institucional com a visibilidade das ações correcionais e a prestação de contas à sociedade.

A Corregedoria do IFMG foi criada por meio da Portaria nº 504, de 24 de maio de 2018, e passou, em 2024, a ser oficialmente reconhecida como Unidade Instituída do SisCor. Sua missão é promover a ética, a probidade e a moralidade administrativa.

 

registrado em: , , ,