Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Institutos Federais mineiros alinham parcerias com a França

Institutos Federais mineiros alinham parcerias com a França

Encontro Minas-França foi realizado na Reitoria do IFMG, em Belo Horizonte, com participação de institutos mineiros e cônsul francês
publicado: 11/07/2024 17h08, última modificação: 12/07/2024 12h41

O IFMG sediou, na última semana de junho, o 1º Encontro Minas-França. Realizado na Reitoria, em Belo Horizonte, o evento reuniu representantes da embaixada da França e de institutos federais mineiros, para discutir ações conjuntas e a realização do Fórum Ciência e Sociedade França-Brasil 2025, previsto para ocorrer no Campus Bambuí.

O primeiro dia do encontro (27/6) contou, entre outras atividades, com o mapeamento das ações de parcerias já existentes entre França e Brasil no âmbito da Rede Federal, além de potencialidades. Também foram abordadas as principais fontes de fomento e políticas de incentivo para ações interinstitucionais internacionais.

Já no dia 28, foram discutidas as proposições e a organização do Fórum Ciência e Sociedade França-Brasil 2025. Além de questões práticas referentes ao evento, foram debatidas atividades prévias a serem realizadas pelas instituições parceiras em 2024 e 2025. Houve, ainda, a construção conjunta de carta de compromisso do fórum. Segundo o diretor de Relações Internacionais do IFMG, Oiti De Paula, "a efetiva participação do todos os cinco Institutos Federais de Minas Gerais, assim como do Ministério da Agricultura e Soberania Alimentar da França e do Consulado Francês em Belo Horizonte, torna possível que o sonho de trazer o Fórum para o IFMG em 2025 se torne realidade."

Ainda de acordo com Oiti, as tratativas com a Secretaria de Educação Tecnológica (Setec/MEC) e o Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Conif) estão bastante avançadas. "Outros parceiros como a Embrapa, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Agricultura e outros órgãos públicos serão trazidos para esta ação", adianta o diretor.

O cônsul da França, Vincent Nedelec, participou do evento e ressaltou a importância da parceria com os institutos. Pelo IFMG, participaram o reitor, Rafael Bastos, o reitor substituto, Mário Alvarenga, além diretor de Relações Internacionais, e dos professores Luciano dos Santos, do Campus Ouro Preto, Daniel Miranda, do Campus Santa Luzia, e Gabriel Oliveira, do Campus Bambuí, participantes do fórum franco- brasileiro em 2023.

Confira a representação dos demais institutos federais: Ana Paula Villela (coordenadora Geral de Relações Internacionais - IFSuldeMinas); Gabriela Santos Leite (diretora de Relações Internacionais e Interinstitucionais - IF Sudeste MG);  Edilson Pimenta (coordenador-geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM); Carla Burle (coordenadora de Relações Internacionais - IFNMG); Junia Gomes (supervisora do Serviço de Internacionalização do IFMG - Campus Bambuí); Andreia Viana (professora IFNMG - Campus Salinas) e Marival de Sousa (IFNMG - Campus Almenara).