Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota máxima: curso de Engenharia Metalúrgica de Ouro Branco obtém conceito 5 em avaliação do MEC
conteúdo

Notícias

Nota máxima: curso de Engenharia Metalúrgica de Ouro Branco obtém conceito 5 em avaliação do MEC

publicado: 31/08/2017 10h37, última modificação: 25/03/2024 12h50

O curso superior de Engenharia Metalúrgica do Campus Ouro Branco acaba de conquistar nota máxima após avaliação pelo Ministério da Educação (MEC). O campus recebeu, entre os dias 20 e 23 de agosto, uma comissão destinada à análise in loco do curso, que recebeu conceito 5 – perfil classificado como excelente –, em uma escala que vai de 1 a 5. Após a tramitação do processo, será publicada a portaria oficializando o reconhecimento.

O conceito final foi obtido a partir da análise detalhada de três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura do curso. Para isso, foram utilizados como fontes de consulta itens como o projeto pedagógico, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e as políticas de formação docente existentes.

Para o coordenador do curso, Eric Bartulici, "a avaliação positiva que tivemos do INEP retrata a base sólida que está sendo construída no curso. Destaques para o excelente perfil de docentes com mestrado e doutorado, o forte compromisso da direção e da Reitoria com a melhoria contínua das instalações e dos recursos necessários para exercício do magistério técnico e superior, além da atuação de servidores engajados com o sucesso coletivo. A visão de um futuro de sucesso já está em construção no campus e colhe seus primeiros grandes frutos do trabalho competente e diferenciado", enfatiza.

O diretor-geral, Lawrence de Andrade Magalhães Gomes, aponta que obter nota máxima na avaliação do MEC "significa poder dizer: estamos no caminho certo. Um caminho que tem sido palmilhado com muito trabalho, sonhos e ideais. Estamos entregando à sociedade brasileira o nosso melhor. Do nosso trabalho, da nossa força, nossa energia, nosso talento. Aqui existe compromisso com um ensino de qualidade, em prol do desenvolvimento deste país, em retribuição ao investimento que a nós é direcionado. Investimento em materiais, recursos humanos e, o mais caro de todos, o investimento das esperanças de um país melhor e mais justo para todos", finaliza.

Sobre o curso

O curso de Engenharia Metalúrgica do Campus Ouro Branco foi aprovado em 2013 e oferece 40 vagas anuais no período noturno. Atualmente, há 163 alunos matriculados na unidade. O objetivo geral é “formar e fornecer ao mercado de trabalho recursos humanos altamente qualificados com formação superior, mantendo um padrão de referência que responda aos grandes desafios científicos e tecnológicos para o setor minerometalúrgico: formação acadêmica esta, com uma visão ética e humanista, com base nas políticas nacionais, nos diagnósticos de necessidades e prognósticos de oportunidades para as indústrias em geral”. A duração do curso é de 5 anos.

Processos de reconhecimento

No primeiro semestre de 2017, foram encaminhados para o processo de reconhecimento os cursos de Arquitetura e Urbanismo, do Campus Santa Luzia; Ciência da Computação, do Campus Formiga; e Engenharia Mecânica, do Campus Congonhas. Todos eles aguardam visitas das equipes de avaliadores do MEC. Em Congonhas, a previsão é a de que ocorra no mês de novembro.

Já no segundo semestre, serão encaminhados para reconhecimento os cursos de Engenharia de Alimentos, do Campus Bambuí; além dos cursos de Engenharia Civil dos campi Santa Luzia e Piumhi.

Assim como o curso de Engenharia Metalúrgica, do Campus Ouro Branco, a graduação em Engenharia de Produção, do Campus Bambuí, também obteve nota máxima na avaliação do MEC, ocorrida em 2014.