Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Engenharias são tema do segundo encontro do I Ciclo de Seminários sobre Currículos do IFMG
conteúdo

Notícias

Engenharias são tema do segundo encontro do I Ciclo de Seminários sobre Currículos do IFMG

Discussões integram série de ações voltadas à revisão e ao aprimoramento das políticas curriculares dos cursos da instituição.
publicado: 16/10/2025 17h35, última modificação: 16/10/2025 17h36

A Pró-reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis (Proen) do IFMG realizou, no dia 14 de outubro, o segundo encontro do I Ciclo de Seminários sobre Currículos do IFMG, agora voltado para as Engenharias. A iniciativa teve como objetivo discutir as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Engenharia, com foco na permanência e no êxito dos estudantes. O evento reuniu docentes de diferentes campi e integrou uma série de encontros promovidos pela Proen para repensar e aprimorar os currículos dos cursos de graduação do instituto.

No período da manhã, os participantes acompanharam a palestra do professor Reginaldo Ferreira, diretor-geral do Campus Betim. Ele abordou os desafios enfrentados no processo de concepção de matrizes curriculares que atendam às diretrizes vigentes e assegurem a qualidade da formação de engenheiros. Entre os pontos discutidos estiveram o perfil dos estudantes, a carga horária mínima exigida e as particularidades de cada campus. O professor também apresentou experiências desenvolvidas nos cursos de Engenharia do Campus Betim e encerrou com reflexões para subsidiar o trabalho coletivo dos docentes.

À tarde, a programação seguiu com uma atividade prática mediada pela professora e pró-reitora de Administração e Planejamento, Fernanda Honorato, e pelo professor Jefferson da Silva. Nesse momento, os participantes debateram estratégias para fortalecer a permanência e o êxito estudantil, ampliar a mobilidade acadêmica e incluir componentes curriculares não presenciais nas matrizes dos cursos. A atividade contou também com a contribuição da professora Luciana de Oliveira e do técnico em Assuntos Educacionais Reinaldo Proença, integrantes do Centro de Referência em Educação a Distância (Cread) do IFMG, que apresentaram possibilidades para a adoção de carga horária não presencial nos cursos de Engenharia.

Este foi o segundo encontro da série promovida pela Proen. O primeiro, realizado em setembro, teve como foco as licenciaturas e reuniu docentes para debater práticas formativas e diretrizes voltadas à formação de professores. A proposta é dar continuidade ao ciclo, promovendo novos encontros voltados a outras áreas de formação, de modo a alinhar os currículos institucionais às novas diretrizes nacionais e aos desafios contemporâneos da educação superior.

Para consolidar as discussões e alinhar as propostas levantadas, a Proen está organizando um encontro virtual com os participantes do seminário das Engenharias nas próximas semanas.

Saiba mais:

Clique aqui | Formação de professores em pauta: IFMG realiza I Ciclo de Seminários sobre Currículos das Licenciaturas