Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe de pesquisa em robótica de Itabirito coleciona destaques em 2019
conteúdo

Notícias

Equipe de pesquisa em robótica de Itabirito coleciona destaques em 2019

Em seu primeiro ano de existência, Epiibots participou de competições nacionais e viajou até para o Rio Grande do Sul.
publicado: 06/12/2019 17h44, última modificação: 18/03/2024 09h17
Exibir carrossel de imagens Equipe disputou diversas competições durante o ano de 2019

Equipe disputou diversas competições durante o ano de 2019

O primeiro ano de existência da equipe de pesquisa em robótica do Campus Itabirito foi de muitos feitos positivos. Inscrita no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) desde o início de 2019, atualmente a Epiibots conta com 14 alunos do curso Técnico em Automação Industrial, seis alunos do curso de Engenharia Elétrica e ainda dois professores. Segundo Elias Freitas, professor e coordenador do projeto, a equipe se concentra no desenvolvimento de robôs móveis autônomos, ou seja, que realizam atividades sem intervenção humana. 

Junto ao processo de criação dos protótipos, a Epiibots participou, ao longo do ano de 2019, de diversas competições por todo o Brasil. Dentre as participações, marcou presença na IronCup, terceira maior competição de robótica do Brasil, disputada em março, em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas. Já em setembro, a equipe participou da Competição de Robôs Autônomos (Cora), organizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Equipe disputou diversas competições durante o ano de 2019

Pesquisas e publicações 

Além da participação nas competições, a Epiibots desenvolveu projetos de pesquisa e trabalhos de relevância acadêmica para publicação de artigos em congressos da área. Um dos destaques foi o desenvolvimento de uma empilhadeira robótica autônoma em miniatura, que foi aceito para publicação e também convidado para apresentação nas fases regional e nacional da Mostra Nacional de Robótica (MNR). 

Na fase regional, sediada pela UFMG, em Belo Horizonte, o trabalho desenvolvido pelos alunos do Técnico em Automação Industrial, Letícia Colombo, Gabriel da Conceição e Lucas Ferreira, foi premiado com certificados de menção honrosa por mérito acadêmico, condecoração dada a trabalhos que apresentem qualidade acadêmica comprovada. Os alunos ainda receberam a premiação de melhor vídeo para apresentação de trabalho. 

Já na etapa nacional da MNR, realizada em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, o contato direto com outros pesquisadores e desenvolvedores foi o grande destaque para a equipe. Segundo o orientador da Epiibots, Elias Freitas, a apresentação dos alunos envolvidos foi interativa e bem recebida pelo público, formado, em sua maioria, por pessoas da área de robótica. “Houve uma grande troca de experiências, o que soma de maneira significativa na bagagem de cada um”, avaliou.  “Como a MNR faz parte do maior evento de robótica da América Latina, nossa participação foi um grande passo para a equipe. Os resultados deste ano mostram a potencialidade dos alunos e colocam a robótica em foco como uma ferramenta de ensino fundamental para os dias atuais”, completou. 

Avaliações e trabalhos em desenvolvimento 

A Epiibots participou também da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), disputada entre os meses de junho e outubro. Os resultados foram positivos na análise do coordenador da equipe. Segundo Elias, a equipe recebeu o certificado de Mérito Estadual na fase teórica da competição e três dos estudantes foram condecorados com medalhas de bronze, prata e ouro na fase nacional.

"A robótica abriu muitas portas para mim este ano. O aprendizado adquirido com a minha participação na Epiibots é um dos mais influentes na minha formação acadêmica e pessoal”, conta a aluna e componente da equipe, Letícia Colombo, que recebeu a medalha de ouro.

Após as competições, a equipe segue desenvolvendo projetos. Um robô trekking e um protótipo de veículo elétrico autônomo são as próximas realizações a saírem do papel. Além disso, alguns membros da equipe publicaram em congressos, no ano de 2019, tanto na área de robótica quanto na área de ensino de engenharia elétrica.

registrado em: ,