Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estação meteorológica é instalada no Campus Ipatinga
conteúdo

Notícias

Estação meteorológica é instalada no Campus Ipatinga

publicado: 20/09/2019 13h51, última modificação: 20/09/2019 13h51

A meteorologia é a ciência que estuda o meio onde vivemos, abrangendo os fenômenos meteorológicos, o hábitat e o nicho ecológico da nossa Biosfera. A observação meteorológica possibilita a realização de estudos ambientais que são imprescindíveis na produção dos alimentos, no comportamento dos animais, no desenvolvimento industrial e cotidiano das pessoas.

As medições meteorológicas são realizadas utilizando-se instrumentos meteorológicos com estações meteorológicas. Estes equipamentos geralmente adquirem dados meteorológicos como: temperatura do ar, umidade relativa do ar, temperatura do solo, umidade do solo, pressão atmosférica, radiação solar, precipitação pluviométrica, velocidade do vento, direção do vento, etc.

Para isso, o Campus Ipatinga adquiriu uma estação meteorológica para atender as necessidades do eixo Ensino, Pesquisa e Extensão e fornecer dados sobre o clima da região do Colar Metropolitano do Vale do Aço em tempo real. Este equipamento realiza as medições e armazenamento das variáveis meteorológicas de forma automatizada em um datalogger.

O diretor do Campus, Alex de Andrade, ressalta que “os dados são coletados em tempo real e poderão ser utilizados por qualquer professor que for trabalhar com matérias relacionadas ao clima, temperatura ou umidade durante as aulas. Estes também poderão ser utilizados para a realização de pesquisas científicas.”

Os dados instantâneos podem ser acessados remotamente aqui.

Os dados acumulados diários, podem ser acessados remotamente aqui.

De acordo com Márcio Takeshi, diretor de ensino, pesquisa e extensão, “a estação será de fundamental importância no estudo e monitoramento do sistema de energia fotovoltaica, que está em fase de implantação no Campus”.

Fonte: Campus Ipatinga