Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFMG são destaque em olimpíada nacional

Estudantes do IFMG são destaque em olimpíada nacional

Alunas do Campus Ipatinga passaram pelas seis fases da Olimpíada Nacional de História do Brasil e receberam menção honrosa com a medalha de cristal.
publicado: 30/08/2022 15h54, última modificação: 09/03/2024 09h03

A estudante Nayra Fernandes Madeira, de 15 anos, do IFMG - Campus Ipatinga foi condecorada com a Medalha de Cristal, uma menção honrosa por participação na etapa final da 14ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB).

A aluna está cursando o Ensino Médio Integrado no IFMG e participou das seis etapas da competição, iniciada no ano de 2020, em formato online. Nayra é a única estudante do Vale do Aço que cursou todo o Ensino Fundamental em escolas da rede pública e conseguiu a menção honrosa.

Integrando a equipe ao lado de Nayra, as estudantes de 16 anos, Ana Clara Resende Soares, que cursou o Ensino Fundamental na rede estadual, e Gabrielly Gomes, que cursou em escolas das redes municipal e privada. Todas elas são estudantes do curso Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio e receberam a menção honrosa.

Além do IFMG, as escolas municipais Padre Bertollo e Maria Rodrigues Barnabé foram de grande importância na base de conhecimento de Nayra. “Sou muito grata por todo o apoio dos meus pais e todo o conhecimento conquistado até aqui. Sou muito grata pelo ensino que recebi. Agradeço também às minhas amigas que contribuíram significativamente para esse resultado”, comemorou.

O professor do Campus Ipatinga, Leonardo Machado Palhares, acompanhou a estudante durante a olimpíada.  “Ganhamos a medalha de cristal (honra ao mérito), já que fomos com um membro a menos (a Gabrielly não pode ir) e tivemos impedimentos burocráticos, face a ausência de servidor ativo (estou afastado para doutorado) para acompanhar a equipe”. Orgulhoso das alunas, ele ainda completou: “o mérito da Nayra foi gigante, sem dúvida, ela e Ana Clara estiveram na fase final, na qual tiveram que analisar documentos diversos da História do Brasil, com ênfase na História das Mulheres e suas ações na política brasileira”.

Sobre a Olimpíada de História

A Olimpíada Nacional de História é um projeto de extensão desenvolvido pela Unicamp - Universidade Estadual de Campinas. O projeto teve sua primeira edição em 2009 e já está na 14ª edição. A ONHB conta com atividades online, buscando a aprendizagem em leitura, escrita, debate e reflexão, além de potencializar a aprendizagem em ambientes digitais.

A ONHB apresenta questões além da história, como assuntos interdisciplinares: geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades. Na última edição, a Olimpíada trouxe como tema a importância das mulheres na história e na sociedade brasileira.