Notícias
Estudante do Campus Ponte Nova representará Brasil em Campeonato de Karatê
O atleta Álan Marçal da Silva é estudante do 3° ano do curso técnico Integrado em Administração do IFMG - Campus Ponte Nova. Ele é natural da cidade de Raul Soares e fará parte da equipe da Confederação Brasileira de Karatê (CBK), que representará o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Karatê, na Bolívia.
O Campeonato Sul-Americano de Karate 2021 estava agendado para este ano, no período de 27 de setembro a 3 de outubro, em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia. Contudo, diante das condições pandêmicas da Covid-19 que alguns países Sul-Americanos ainda se encontram, o evento foi temporariamente suspenso. O estudante participará da competição na modalidade Kumitê e na categoria Junior -55kg, tendo como treinador seu pai, Claudio Avelino da Silva.
Trajetória
Felizmente, tenho família e amigos que sempre me apoiaram (...) e uma escola onde possuo voz e que entende a importância das atividades extracurriculares para a formação de cidadão.
O estudante relata que quando criança treinava com o pai, mas depois ficou alguns anos afastado. Há cerca de cinco anos, seu pai e treinador pediu que ele voltasse a se dedicar aos treinos. Desde então, ele representa a Seleção Mineira de Karatê há 5 anos consecutivos, foi campeão brasileiro em 2017, campeão da Arnold Classic South America, tri-campeão do Open Nacional de Venda Nova do Imigrante; e conquistou o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro em 2019. No final deste mesmo ano (2019), o atleta e seu treinador resolveram montar uma preparação melhor para que ele pudesse disputar a vaga e representar o país no Campeonato Sul-Americano de Karatê. “É uma honra poder compartilhar este momento com o IFMG e contar sobre a prática deste esporte, que acontece fora da escola. O meu maior objetivo sempre foi defender o Brasil numa competição internacional”, declara o jovem atleta.
De acordo com o estudante, o esporte de alto rendimento a cada dia que passa se torna mais competitivo e exigente. Treinos intensos, dieta regrada, distanciamento da família e amigos são algumas das exigências de quem experimenta esse estilo de vida. "Aos 17 anos, cursando o último ano do ensino médio, a vida acadêmica por mais branda que seja, demanda também esforços e tempo. Para que a harmonia entre essas coisas aconteça, é necessário que o sujeito e as pessoas que o rodeiam estejam dispostas a encarar essa rotina dual de maneira séria e comprometida. Felizmente, tenho família e amigos que sempre me apoiaram e sonharam comigo. Uma escola onde possuo voz e que entende a importância das atividades extracurriculares para a formação de cidadão. Com esses pilares fortes a caminhada, sem dúvidas, é menos difícil e mais alegre! Obrigado a todos que estão juntos!".
Para o diretor do Campus Ponte Nova, Leonardo de Paiva Barbosa, Álan é um grande exemplo de que é possível conciliar a vida acadêmica com outras atividades. O diretor ressalta que a história do estudante é inspiradora e o IFMG se orgulha de tê-lo na nossa instituição.