Acontece nos Campi
Estudantes do Campus Bambuí participam da etapa final da Olimpíada de História
Mais de 1.100 estudantes de todo o país estiveram participando da etapa final da 15ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). O evento - realizado presencialmente - aconteceu nos dias 26 e 27 de agosto, em Campinas.
A equipe “All History”, do Campus Bambuí, chegou à final e representou o IFMG após passar por seis fases online. Orientados pelo professor Rodrigo Francisco Dias, a equipe era formada pelos estudantes Alex Januário Gontijo (3° ano de Informática), Ana Cecilia Rosa Bernardes e Laura Casarini Ferreira Teixeira (3° ano de Administração).
Segundo o orientador da equipe, nas seletivas era necessário responder questões e realizar tarefas sobre diversos temas relacionados à História do Brasil. “Este ano, o tema principal da ONHB era sobre a questão indígena no Brasil. E, nossa equipe, tinha a missão de responder algumas perguntas pertinentes à temática para avançar na competição. Na prova da Final, os estudantes foram instigados a refletir sobre o protagonismo dos povos indígenas ao longo da História do Brasil, no passado e no presente, destacando as diversas formas de resistência desses povos na luta pelos seus direitos e no combate à discriminação étnico-racial. Trata-se de um tema relevante para o Ensino de História e que está de acordo com a Lei n° 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do estudo da história e da cultura indígena nas escolas brasileiras”, explica o professor Rodrigo ao ressaltar que esta é uma das mais difíceis e disputadas olimpíadas científicas do país.
Sobre a preparação dos três estudantes para a competição, o professor-orientador Rodrigo promoveu aulas especiais sobre a História dos Povos Indígenas no Brasil, além de disponibilizar materiais especiais aos estudantes finalistas, tais como textos acadêmicos e vídeos. “Após a realização da prova da Final, a equipe ‘All History’ me mostrou os rascunhos das respostas que eles redigiram. Fiquei impressionado com a quantidade de aspectos relevantes acerca da História dos Povos Indígenas no Brasil que eles conseguiram abordar na prova. Eles - de fato - aprenderam bastante durante as semanas de preparação e todo esse conhecimento será fundamental para eles daqui para frente, seja em exames vestibulares, em concursos públicos ou no Enem. Mas o mais importante é que esse conhecimento os ajudará sempre a ter uma consciência crítica a respeito da questão indígena em nosso país, o que vai ao encontro da nossa perspectiva de educação que preza pela formação para a cidadania e para o fortalecimento de uma cultura democrática de respeito às diferenças e de combate ao preconceito étnico-racial no Brasil”, afirmou o professor.
Reconhecimento na competição
A equipe mineira ainda garantiu a medalha de Cristal na competição, honraria que exalta as equipes que se destacaram durante a Olimpíada e que chegaram à etapa final.
“Nossos estudantes se dedicaram muito e demonstraram maturidade ao longo da competição. Durante os dias em que estivemos em Campinas, a equipe pode conhecer a Unicamp, uma das maiores universidades da América Latina, interagir com estudantes e professores de várias regiões do Brasil e, o mais importante, divulgar o nome do IFMG – Campus Bambuí, mostrando que o nosso campus oferece sim uma educação de qualidade”, afirma o professor Rodrigo.