Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Campus Piumhi publicam artigos em revistas científicas

Acontece nos Campi

Estudantes do Campus Piumhi publicam artigos em revistas científicas

Trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Engenharia Civil foram resultados de um projeto de ensino que trabalhou a relação entre a estatística aplicada e a engenharia.
publicado: 26/11/2020 14h10, última modificação: 14/03/2024 09h31

Alunos do curso de Engenharia Civil do Campus Piumhi publicaram artigos em importantes revistas científicas nacionais. As pesquisas foram desenvolvidas a partir do projeto de ensino “Estatística Aplicada à Engenharia Civil: uma proposta de ensino baseada em análise de dados”, coordenado pelo professor Denilson Junio Marques Soares, do Núcleo de Matemática. A iniciativa tinha como principal objetivo oferecer uma complementação para a formação dos estudantes, inserindo-os no ambiente da pesquisa científica.

Foram publicados seis artigos, sendo quatro na Revista ForScience (IFMG), um na Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento e outro na Revista Research, Society and Development (Unifei). Além desses, mais um artigo encontra-se aguardando publicação, prevista para 2021, na Revista Sítio Novo (IFTO).

De acordo com o professor, o projeto teve início no segundo semestre de 2018 e contou com encontros semanais nos quais foram discutidos diversos conceitos de estatística e apresentados alguns programas de análises de dados (como o software R) que serviram de apoio para as pesquisas desenvolvidas. Nesses encontros, os estudantes também puderam ter um contato inicial com a metodologia e com as normas gerais para a redação e formatação de artigos científicos.

Denilson Soares ressaltou a importância dessas pesquisas no âmbito do IFMG, considerando que algumas trataram de fragilidades que são desafios nos ensinos superior e técnico, como a evasão e a retenção em disciplinas básicas do curso. Também pesquisou-se sobre uma melhor maneira de preparar os estudantes para a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e levantou-se dados sobre o perfil do estudante do curso e sua satisfação com o mesmo. Uma das pesquisas analisou ainda os acidentes de trabalho na construção civil, sinalizando a importância de se investir em segurança do trabalho.

A qualidade dos trabalhos desenvolvidos, destacando que alguns inclusive já foram referenciados em outras produções científicas, foi um dos pontos fortes considerados pelo docente.

Para a estudante Luzia Rezende Rodrigues, do sétimo período, “a oportunidade de desenvolver o projeto foi muito enriquecedora”. “Além da aplicabilidade dos conteúdos absorvidos na disciplina, todo o processo de escrita e adequações às normas para publicação possibilitou conhecer as diretrizes que regem as pesquisas e trabalhos acadêmicos para que possam de fato trazer confiabilidade e relevância no assunto que propõem. Ao fim, ver o artigo que construímos do ‘zero’ aceito e publicado em uma revista acadêmica foi muito gratificante e despertou uma enorme vontade de que esse seja o primeiro de muitos em nossa trajetória”, declarou.

Para o diretor do campus, professor Humberto Melo, essa ação de grande sucesso mostrou a capacidade que o IFMG tem de contribuir com a formação eficiente dos estudantes. “Ao trazer o ensino, a pesquisa e a extensão para a realidade do mercado de trabalho de forma ampla, torna-se possível que sejam desenvolvidas habilidades relacionadas às metodologias, à realização de ações concretas, à promoção de soluções e, ainda, à geração de dados importantes para tomadas de decisão no âmbito da gestão pública. Certamente os estudantes que participaram do projeto saíram na frente devido à qualidade dessa ação! Os alunos e o professor estão de parabéns pelas publicações!”, afirmou.

Leia os artigos e veja outras informações no site do Campus Piumhi

registrado em: