Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFMG “agitam” em programa de startups

Estudantes do IFMG “agitam” em programa de startups

publicado: 01/12/2017 09h40, última modificação: 07/03/2024 12h08
Exibir carrossel de imagens Equipe Parvus (Equifuturo), do Campus Bambuí

Equipe Parvus (Equifuturo), do Campus Bambuí

Apenas 10 pontos separaram o grupo de estudantes do Campus Bambuí do primeiro lugar no Agita, programa de aceleração de startups do Sebrae. A equipe alcançou a segunda colocação geral no programa após a última banca de avaliações, nesta quinta-feira, dia 30. Dez times participavam da final, entre eles, dois compostos por alunos do IFMG, ex-participantes da I Olimpíada de Inovação.

Renomeada de Parvus, a equipe que obteve o segundo lugar é composta por quatro estudantes do Instituto e uma aluna do Sebrae. Sua base são os componentes da Equifuturo, vencedora da Olimpíada de Inovação do IFMG em 2016. A mudança no nome é resultado do aprendizado durante as atividades do Agita: “agora, precisamos de um nome mais mercadológico”, explica Mariana Figueiredo, uma das integrantes.

"Amadurecemos muito em questão de conhecimento e pensamento e isso vai nos ajudar nos próximos passos" Mariana Figueiredo, integrante da Parvus

Para participarem do Agita, cujas atividades foram realizadas em Belo Horizonte, os alunos de Bambuí trancaram temporariamente suas matrículas e encararam o desafio de aprender a empreender. O programa tem três meses de duração e é composto por várias etapas que tornarão as equipes aptas a ir do “zero to hero” (do zero a herói, em tradução livre) na implantação de um negócio inovador. O conteúdo, trabalhado por mentores e facilitadores, envolve temas como análise ambiental, construção de personas, pivotagem, mvp, branding, marketing, entre outros.

Jovens promissores

Além da Parvus, outra equipe com base de alunos do IFMG que participou do programa foi a Integrados, de Sabará, que havia alcançado o segundo lugar na Olimpíada de Inovação. De acordo com o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT IFMG), Edilson Nolaço, os dois times tiveram desempenho de destaque durante as bancas de avaliação realizadas no Agita. “Eles ficaram sempre nas primeiras classificações”, conta, orgulhoso. A Parvus obteve o primeiro lugar nas duas bancas de corte realizadas.

Para Mariana Figueiredo, a missão foi cumprida. “O que viemos fazer no Agita, realmente conseguimos, que era aprender a desenvolver o negócio. Amadurecemos muito em questões de conhecimento, de pensamento, tudo isso vai ajudar bastante nos próximos passos”, avalia. E quais são esses próximos passos? “Agora, pretendemos procurar uma aceleradora ou uma incubadora, para podermos lançar mesmo nosso produto no mercado, até porque, a parte de negócios já está toda estruturada. Agora é deslanchar no mercado mesmo e vender!”, completa outra integrante do grupo, Ana Cláudia de Brito.

PARVUS (EQUIFUTURO)

Projeto: Sistema eletrônico de baixo custo para aplicação de agrotóxico de acordo com o volume do dossel das plantas

Integrantes: Ana Cláudia de Brito, Bruna Araújo, Guilherme Teles, Mariana Figueiredo (IFMG – Campus Bambuí), Ana Luíza Viana (Sebrae)

INTEGRADOS