Notícias
Estudantes do IFMG conquistam 18 medalhas na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira
Com o objetivo de estimular o aprendizado sobre finanças pessoais e investimentos entre jovens, estudantes dos campi Ibirité, Ponte Nova, Ouro Preto, Sabará e São João Evangelista conquistaram 18 medalhas na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF), iniciativa nacional e gratuita realizada em parceria entre o Tesouro Nacional e a B3 (bolsa de valores do Brasil), com apoio do Ministério da Educação (MEC). A prova foi aplicada em setembro e reuniu estudantes de todo o país, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
Com o objetivo de educar, engajar e empoderar os alunos, oferecendo conhecimentos práticos sobre gestão financeira e incentivando decisões econômicas conscientes desde cedo, a OLITEF torna-se um instrumento de incentivo à educação financeira.
Desempenho nos campi do IFMG
Em Betim, o campus conquistou sete medalhas no total, sendo quatro de ouro, duas de prata e uma de bronze. Os premiados foram: Eduarda Gisela Ferreira de Souza, Kauã Pereira Martins, Theo Amado de Oliveira, Vitória Cheloni Miranda, Arthur Benício Vieira, Luiz Gustavo da Silva Souza e Mateus Emanoel Santos Souza. A coordenação da equipe participante é do professor Carlos Eustáquio.
Já em Sabará, 29 estudantes dos cursos técnicos integrados participaram da olimpíada. O campus garantiu cinco medalhas, sendo três de ouro, uma de prata e uma de bronze com os estudantes do curso técnico em Administração. Os medalhistas de ouro, que alcançaram a pontuação máxima, foram Isabela Oliveira Santos (3º ano), Luiz Henrique Moreira Nonato (2º ano) e Rhian Felipe Tomaz Pereira (3º ano). Heitor Augustus Ferreira Chagas, também do 3º ano, conquistou a medalha de prata, enquanto Ana Luíza Baião Rodrigues, do 3º ano, recebeu a medalha de bronze. A participação foi organizada pelos professores Ludmila Murta, Ricardo Viana e Lucas Maia.
No Campus São João Evangelista, mesmo com a coincidência do período de férias, a equipe local aplicou a prova presencialmente para quatro alunos. O destaque foi Mikael Marley Gomes da Silva, que conquistou medalha de prata, sob coordenação do professor Wálmisson Regis de Almeida, responsável pelo projeto “Mineirando Medalhas”, que incentiva a participação estudantil nas olimpíadas do conhecimento.
E, no Campus Ibirité, 36 estudantes do Ensino Médio Integrado se inscreveram para participar da competição, sendo que 14 compareceram e realizaram a prova. O destaque ficou para Gustavo Henrique Mendes, estudante do 2º ano do curso técnico em Automação Industrial, que obteve medalha de prata.
O Campus Ponte Nova contou com duas medalhistas na edição mais recente da OLITEF. As estudantes Bricia Almeida Capelete de Freitas e Jhulia Januário de Andrade obtiveram destaque nas provas da competição, representando o campus entre os participantes de diversas regiões.
No Campus Ouro Preto, 69 estudantes participaram da OLITEF e dois deles conquistaram medalhas de prata: Gael Leite Prates, do 2º ano, e Luan de Lima Gualberto Serafim, do 3º ano, ambos do curso técnico integrado em Administração.
Além das premiações, todos os participantes receberão certificados de participação, reconhecendo o empenho e o interesse em desenvolver competências relacionadas à educação financeira.
