Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFMG conquistam 18 medalhas na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira
conteúdo

Notícias

Estudantes do IFMG conquistam 18 medalhas na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira

Com destaque para os campi Betim, Sabará, Ibirité, Ponte Nova, São João Evangelista e Ouro Preto, alunos do IFMG brilharam na OLITEF 2025, competição nacional que incentiva a educação financeira entre jovens.
publicado: 13/11/2025 13h51, última modificação: 17/11/2025 10h50

Com o objetivo de estimular o aprendizado sobre finanças pessoais e investimentos entre jovens, estudantes dos campi Ibirité, Ponte Nova, Ouro Preto, Sabará e São João Evangelista conquistaram 18 medalhas na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF), iniciativa nacional e gratuita realizada em parceria entre o Tesouro Nacional e a B3 (bolsa de valores do Brasil), com apoio do Ministério da Educação (MEC). A prova foi aplicada em setembro e reuniu estudantes de todo o país, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Com o objetivo de educar, engajar e empoderar os alunos, oferecendo conhecimentos práticos sobre gestão financeira e incentivando decisões econômicas conscientes desde cedo, a OLITEF torna-se um instrumento de incentivo à educação financeira. 

Desempenho nos campi do IFMG

Em Betim, o campus conquistou sete medalhas no total, sendo quatro de ouro, duas de prata e uma de bronze. Os premiados foram: Eduarda Gisela Ferreira de Souza, Kauã Pereira Martins, Theo Amado de Oliveira, Vitória Cheloni Miranda, Arthur Benício Vieira, Luiz Gustavo da Silva Souza e Mateus Emanoel Santos Souza. A coordenação da equipe participante é do professor Carlos Eustáquio.

Já em Sabará, 29 estudantes dos cursos técnicos integrados participaram da olimpíada. O campus garantiu cinco medalhas, sendo três de ouro, uma de prata e uma de bronze com os estudantes do curso técnico em Administração. Os medalhistas de ouro, que alcançaram a pontuação máxima, foram Isabela Oliveira Santos (3º ano), Luiz Henrique Moreira Nonato (2º ano) e Rhian Felipe Tomaz Pereira (3º ano). Heitor Augustus Ferreira Chagas, também do 3º ano, conquistou a medalha de prata, enquanto Ana Luíza Baião Rodrigues, do 3º ano, recebeu a medalha de bronze. A participação foi organizada pelos professores Ludmila Murta, Ricardo Viana e Lucas Maia. 

No Campus São João Evangelista, mesmo com a coincidência do período de férias, a equipe local aplicou a prova presencialmente para quatro alunos. O destaque foi Mikael Marley Gomes da Silva, que conquistou medalha de prata, sob coordenação do professor Wálmisson Regis de Almeida, responsável pelo projeto “Mineirando Medalhas”, que incentiva a participação estudantil nas olimpíadas do conhecimento.

E, no Campus Ibirité, 36 estudantes do Ensino Médio Integrado se inscreveram para participar da competição, sendo que 14 compareceram e realizaram a prova. O destaque ficou para Gustavo Henrique Mendes, estudante do 2º ano do curso técnico em Automação Industrial, que obteve medalha de prata. 

O Campus Ponte Nova contou com duas medalhistas na edição mais recente da OLITEF. As estudantes Bricia Almeida Capelete de Freitas e Jhulia Januário de Andrade obtiveram destaque nas provas da competição, representando o campus entre os participantes de diversas regiões.

No Campus Ouro Preto, 69 estudantes participaram da OLITEF e dois deles conquistaram medalhas de prata: Gael Leite Prates, do 2º ano, e Luan de Lima Gualberto Serafim, do 3º ano, ambos do curso técnico integrado em Administração.

Além das premiações, todos os participantes receberão certificados de participação, reconhecendo o empenho e o interesse em desenvolver competências relacionadas à educação financeira.