Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFMG conquistam medalhas e menções honrosas na 4ª Edição da OMIF

Estudantes do IFMG conquistam medalhas e menções honrosas na 4ª Edição da OMIF

Objetivo da competição é incentivar o estudo da matemática e reconhecer o talento dos alunos de instituições federais de ensino de todo o país.
publicado: 10/06/2024 11h03, última modificação: 10/06/2024 11h08

Os estudantes Heitor Ramos Pereira, do Campus Ipatinga e Maranubia Aguiar Siqueira, do Campus Betim estão sorrindo à toa! Eles foram medalhistas - prata e bronze, respectivamente - da  6ª edição da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF), realizada entre os dias 24 a 26 de maio, no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

A delegação do IFMG era formada por 10 estudantes dos campi Arcos, Betim, Governador Valadares, Ipatinga e Santa Luzia. Além disso, os alunos Bernardos Guedes da Silveira e Vitor Siqueira Alvarenga de Oliveira do Campus Betim receberam menção honrosa durante a jornada na competição.

Medalha de Prata Heitor Ramos Pereira Campus Ipatinga
Medalha de Bronze Maranubia Aguiar Siqueira Campus Betim
Menção Honrosa Bernardo Guedes Da Silveira Campus Betim
Menção Honrosa Vitor Siqueira Alvarenga de Oliveira Campus Betim
Participação Julia Neves Ferreira Campus Betim
Participação Victor Hugo De Jesus Tomaz  Campus Betim
Participação João Vitor Cortez Rodrigues Campus Arcos
Participação Anthony André Soares de Santana Campus Gov. Valadares
Participação Elis Maciel Soares Campus Santa Luzia
Participação Yasmin Celeste Cruz Leite Campus Santa Luzia

Clique Aqui | Confira a lista de medalhistas da VI OMIF

Neste ano, a OMIF reuniu 800 estudantes de diversos institutos federais do país para enfrentar uma série de desafios  matemáticos rigorosos, que testaram suas habilidades de raciocínio lógico, resolução de problemas e conhecimento avançado em diversas áreas da matemática.

O coordenador local da OMIF e presidente da Comissão Organizadora do Campus no evento, Maurino Atanasio destacou a importância da competição no cenário acadêmico. “O coordenador destaca a importância da Olimpíada. “Não se trata apenas do processo pedagógico específico na área da matemática. Existe neste evento toda uma oportunidade de troca de experiências, fortalecimento de laços pessoais, culturais, acadêmicos e profissionais”, disse ele.

Virando a chave

Medalhista de prata, o aluno Heitor Ramos Pereira, do 3º ano do curso Técnico Integrado em Automação Industrial, do Campus Ipatinga, falou sobre a experiência singular, repleta de aprendizado e descobertas. “Participar da OMIF foi uma experiência ímpar. Todo o evento, desde a apresentação, passando pelas oficinas e palestras até a prova foram excelentes, sendo que o mais interessante foi conhecer pessoas de outros lugares com gostos muito parecidos. Muitas pessoas que conheci nessa e em outras olimpíadas se tornaram parceiros, ao que me parece, para o resto da vida”, disse ele que participa da competição pela segunda vez.

site-aluno-ipatinga.png

A medalha conquistada este ano teve um significado especial, pois representou o resultado de um processo de aprendizado iniciado na edição anterior da OMIF, realizada em Fortaleza (CE). “Na ocasião, eu estava muito ansioso, afinal era a minha primeira vez viajando sem minha família e para um lugar tão distante. Tudo isso atrapalhou meu desempenho, em especial, a cobrança e a ansiedade”, relatou o competidor.

No entanto, Heitor aprendeu com seus erros e adotou uma abordagem mais relaxada para a competição deste ano, focando no processo em vez de apenas no resultado. "O ensinamento que todo esse processo me deu é 'não se cobre tanto', o caminho é tão importante quanto o objetivo", refletiu o estudante de Ipatinga.

Ao final da competição deste ano, ao realizar a prova, o competidor percebeu uma melhora em seu desempenho em relação ao ano anterior, o que já era satisfatório para ele. A medalha recebida foi, portanto, uma surpresa bem-vinda e uma recompensa por seu esforço e dedicação ao longo do processo.

Saiba mais:

Clique Aqui | Acesse as fotos do 1º dia do evento - 24.05.2024

Clique Aqui | Acesse as fotos do 2º dia do evento - 25.05.2024

Clique Aqui | Acesse as fotos do 3º dia do evento - 26.05.2024

Clique Aqui | Acesse os vídeos das cerimônias

Clique Aqui | Alunos representam IFMG em competição de matemática das Instituições Federais