Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento debate práxis pedagógicas antirracistas na Educação Física
conteúdo

Notícias

Evento debate práxis pedagógicas antirracistas na Educação Física

Live Papo de Escola será transmitida pelo YouTube nesta terça-feira, 10 de dezembro, às 14h. Participação é gratuita e aberta ao público.
publicado: 09/12/2024 10h15, última modificação: 09/12/2024 12h06

O coletivo de professores Pensando a Educação Física Escolar (Pensando EFE), que é vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Pensando Educação Física Escolar do IFMG, promove nesta terça-feira, 10 de dezembro, às 14h, a live “Papo de Escola: Práxis Pedagógicas Antirracistas na/da Educação Física”, com transmissão pelo YouTube. A atividade faz parte da programação da IV Semana Integrada da Consciência Negra.

A mesa redonda virtual será uma oportunidade para apresentação e debate de práxis pedagógicas antirracistas no contexto escolar e da Educação Física. O primeiro momento será de exposição das produções e reflexões docentes sobre a temática e, em seguida, será aberto um espaço de diálogo e debate com os convidados presentes. A participação é gratuita e aberta ao público. Podem participar, principalmente, profissionais da educação e docentes de Educação Física em formação inicial e continuada.

 

Coordenada pelo colaborador do Programa Institucional de Esporte e Lazer (Piel), Leandro Soares Assunção Rafael, a live contará com a participação dos seguintes convidados.

  • Bruna D´Carlo Ribeiro

Professora do Centro Pedagógico UFMG; doutoranda em Estudos Interdisciplinares do Lazer (UFMG); mestre em Educação (PUC MINAS); psicopedagoga; especialista em Gestão de Projetos Sociais; coordenadora do projeto Anjos D´Rua; membro do Grupo de Pesquisa EDUDANÇA (UFMG) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil (Nepei/UFMG). Atuou na Educação Infantil, Fundamental e Superior; tem como temas de pesquisa educação, lazer, infâncias negras, corporeidade negras, pedagogias antirracistas, afrobetização, cultura hip hop.

  • Izaú Veras Gomes

Sonhador e professor da rede municipal de Belo Horizonte. Ama café, broa de fubá, queijo, quadrinhos e livros. Dedica-se a uma prática educativa de valorização da negritude. Integrante do Bloco Afro Angola Janga, é violonista amador, mas não sabe se ama mais a música ou a dança. Nas horas vagas, cuida de suas plantas e faz o doutorado em Educação, ama mais um tanto de "trem" e acredita que tudo isso compõe seu trabalho docente, não necessariamente nessa ordem.

  • Raphael Alves Coelho

Professor de Educação Física, atuante na educação básica há 10 anos e, atualmente, docente da Educação Infantil e Fundamental I. Já atuou no Fundamental II e no Ensino Médio, trabalhando em vários programas e projetos. Para o profissional, é preciso pensar na formação humana dos estudantes em primeiro lugar. Ele acredita que os conteúdos da Educação Física são ótimas ferramentas no processo de formação, pois ajudam a desenvolver pontos importantes e elaborar discussões transversais envolvendo temas diversos.

  • Caroline Oliveira (mediadora)

Professora, dançarina e produtora cultural. Possui graduação em Educação Física pela UFMG. Atualmente é mestranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Compõe o Núcleo de Coordenadores do Museu de Quilombos e Favelas Urbanas (Muquifu). Também é bailarina na Cia Movimento do Beco. É uma das idealizadoras do Projeto Papagaio Cultural e integra os coletivos Isto não é um Sarau, Pensando a Educação Física Escolar e Via Lettera.

Clique aqui para acessar a live

Acesse o canal do projeto Conexão Educação Física