Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Formiga e Piumhi sediam “Reitoria Itinerante” nos campi do IFMG

Formiga e Piumhi sediam “Reitoria Itinerante” nos campi do IFMG

publicado: 18/05/2016 12h39, última modificação: 06/03/2024 16h43

Os campi Formiga e Piumhi foram palcos, nos dias 5 e 6 de maio, respectivamente, do projeto "Reitoria Itinerante", fruto da equipe de gestão do Instituto Federal de Minas Gerais. Confira, abaixo, os detalhes das visitas às unidades.

FORMIGA

Com a presença do reitor do IFMG, professor Kléber Gonçalves Glória, pró-reitores e diretores-gerais dos campido IFMG, o Campus Formiga recebeu a “Reitoria Itinerante” no dia 5 de maio, sediando, no turno da manhã, a reunião do Colégio de Dirigentes, e no turno da tarde, houve reuniões com a equipe gestora do campus e com os servidores.

Em pauta na reunião do Colégio de Dirigentes estavam informações sobre o andamento dos Grupos de Trabalho (GTs) sobre a Regulamentação da Atividade Docente, Flexibilização da Jornada de Trabalho dos Técnicos e Remoção dos Servidores; informações da Comissão Responsável pelas adequações no Estatuto e Regimento do IFMG; a proposta de distribuição dos recursos da Assistência Estudantil, Pesquisa, Extensão; a apresentação da minuta do regulamento do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Napnee) feita pela coordenadora do setor do Campus Formiga, professora Aline Rodrigues Alves e pela responsável pelo setor de Políticas Inclusivas, vinculado à pró-reitoria de Ensino, Delaine Oliveira Sabbagh; e a proposta de consulta para escolha dos diretores-gerais para os campi com menos de cinco anos de criação.

Kléber agradeceu à recepção do Campus Formiga e disse que pretende visitar todos os campi do IFMG, semestralmente, até o final de seu mandato, uma oportunidade para estar mais próximo da comunidade do IFMG e conhecer os anseios de servidores e alunos.

Para o diretor-geral do Campus Formiga, professor Washington Santos Silva, foi muito bom receber todos os dirigentes do IFMG e poder discutir assuntos relevantes considerando a realidade da instituição.

Reunião com servidores

No turno da tarde, o reitor e os pró-reitores participaram de duas reuniões, a primeira com a equipe gestora docampus e a segunda com servidores docentes e técnico-administrativos. A equipe gestora do campus apresentou algumas demandas e discutiu diversos aspectos com a equipe da Reitoria.

No encontro com os servidores, o objetivo foi divulgar algumas das atividades que foram feitas pela gestão até o momento e o que está em andamento, bem como tirar dúvidas. A abertura e a apresentação inicial foram feitas pelo diretor-geral do Campus Formiga, professor Washington Santos Silva, que abordou o momento difícil pelo qual o país vem passando e ressaltou que os impactos já estão acontecendo nas unidades do IFMG, por exemplo, com a terceirização, que pode ser prejudicada com a diminuição de recursos.

Kléber apresentou nominalmente a sua equipe gestora, fez esclarecimentos sobre a remoção de servidores, a regulamentação da atividade docente e a flexibilização da jornada dos técnicos. “Estes assuntos foram discutidos em Grupos de Trabalho (GTs) e sabemos que há demanda para a criação de muitos outros e aos poucos faremos isso”.

Em um momento de palavra aberta aos pró-reitores, Neimar de Freitas Duarte, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, falou sobre os recursos de pesquisa aplicada que ainda não foram pagos por falta de financeiro e sobre a oferta de um Dinter em parceria com a Unicamp, onde já houve acordo entre as instituições e caminha para a aprovação da Capes.

O pró-reitor de Administração e Planejamento, Leandro Antônio da Conceição elogiou a equipe administrativa docampus devido à qualidade dos processos que são encaminhados à Reitoria e mencionou a transição de processos onde cada campus terá mais autonomia na relação de atividades. Já a pró-reitora da Gestão de Pessoas, Olímpia de Sousa Marta, informou a mudança de processos que serão feitos no campus e apenas homologados na Reitoria.

Carlos Bernardes Rosa Júnior, pró-reitor de Extensão, que pertence ao quadro docente do Campus Formiga, falou de sua satisfação em ver o Bloco C pronto, sobre a realização da 1ª Semana de Extensão, evento que ainda não havia sido realizado no IFMG, e sobre a transparência na distribuição dos recursos destinados à Extensão.

Leila Maria Carvalho, pró-reitora de Ensino, informou sobre as ações do PDI que estão em andamento, as comissões que foram formadas para discutir determinados assuntos com a evasão, o fluxo de criação de cursos, a criação do Núcleo de Educação à Distância e os estudos para possíveis mudanças no processo seletivo.

Por fim, os servidores presentes puderam fazer comentários e perguntas à gestão, momento em que foram abordados assuntos como a representação da TI nas visitas, a regulamentação da atividade docente e a mudança de docentes de 20h para 40 horas semanais.

PIUMHI

Já no dia 6 de maio, foi a vez do Campus Avançado Piumhi receber a visita do reitor e de representantes de sua equipe.

A conversa com os servidores do campus, sobre as propostas que já se encontram em prática e as que ainda estão sendo planejadas, contou com a participação do pró-reitor de Extensão, Carlos Bernardes, da pró-reitora de Ensino, Leila Maria Carvalho, da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Olímpia de Sousa Marta, do diretor de Comunicação, Renan Ramos, além dos diretores-gerais Charles Martins Diniz e Leonardo de Paiva Barbosa.

Assim como no dia anterior, o reitor do IFMG, professor Kléber Gonçalves Glória, passou diversos informes, além de esclarecer dúvidas específicas do campus, como a apresentação de um panorama sobre o preenchimento do quadro de servidores da unidade. Na ocasião, Kléber ressaltou que o projeto de "Reitoria Itinerante" "tem como objetivo promover transparência em relação aos compromissos e às ações promovidas pela gestão", afirmou.