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Estudantes do Campus Ouro Preto apresentam pesquisas em encontro nacional sobre avaliação educacional
Entre os dias 8 e 10 de setembro, estudantes bolsistas do Campus Ouro Preto participaram da XIII Reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Com o tema “Avaliação, Inovação e Equidade”, o evento reuniu pesquisadores, gestores e especialistas de todo o país para discutir os principais desafios da avaliação educacional no Brasil.
Representando o IFMG, apresentaram trabalhos em comunicação oral os estudantes do curso técnico em Metalurgia Izabelli de Carvalho Oliveira, Maria Eduarda Loschi Xavier e Rafael Santiago do Nascimento (Edital 373/2024 – bolsas FAPEMIG e CNPq – Edital de Pesquisa do IFMG) e a licencianda em Geografia Valerie Christine Folegatti Poubel (Edital 187/2024 – Demanda Livre – Campus Ouro Preto).
Para o professor Denilson Junio Marques Soares, que orientou parte dos trabalhos apresentados, a participação dos estudantes representou um marco na história da pesquisa no IFMG. “Foi emocionante ver nossos estudantes ocupando um espaço de tamanha relevância científica. Os bolsistas do ensino médio tiveram a competência de dividir a mesa de apresentação com doutorandas da UFJF e da USP, sendo os únicos representantes da educação básica a apresentarem trabalhos no evento. Isso mostra a força da iniciação científica no IFMG. Da mesma forma, o trabalho da nossa bolsista de graduação teve um papel fundamental ao trazer para o debate a avaliação educacional mineira (Simave). A presença deles reafirma a importância de integrar a pesquisa ao processo formativo desde cedo, contribuindo para a construção de uma educação pública de mais qualidade e equidade”, comentou.
Pesquisas apresentadas
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Complexidade Visual e Textual como Preditor da Dificuldade dos Itens de Matemática no Enem
Estudo desenvolvido por Izabelli, Maria Eduarda e Rafael, com a colaboração da bolsista Dejaina Aparecida Teixeira Lima e orientação dos professores Denilson Junio Marques Soares e Daniele Pires Magalhães (Codamat). A pesquisa analisou 670 itens do Enem aplicados entre 2009 e 2023, relacionando extensão textual e presença de recursos visuais com o nível de dificuldade. Os resultados indicaram que textos longos tendem a aumentar a dificuldade, enquanto gráficos, tabelas e imagens funcionam como facilitadores cognitivos. -
Análise da Dificuldade dos Itens de Matemática do Enem por Competência Avaliativa
Desenvolvido pelo mesmo grupo de estudantes e orientadores, o trabalho avaliou as diferenças de dificuldade entre as competências da matriz de Matemática do Enem, também a partir dos microdados de 2009 a 2023. Os resultados apontaram maior dificuldade média na competência de Estatística e Probabilidade, indicando a necessidade de fortalecimento desses conteúdos na educação básica. -
Avaliação Educacional em Minas Gerais: Percepções Docentes sobre o Simave
Apresentado por Valerie Christine, em parceria com o bolsista do Ensino Médio João Vitor Reis de Moraes, o estudo contou com a orientação do professor Denilson Soares e a colaboração dos docentes Jarbas Glauber Santos Lopes (IFTO) e Talita Emidio Andrade Soares (IFSulDeMinas). A pesquisa reuniu respostas de 234 professores da região dos Inconfidentes sobre o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave). Os resultados mostraram percepções predominantemente críticas, com apontamentos sobre a falta de conexão com a prática docente e fragilidades na devolutiva e formação continuada.
