Notícias
Produção acadêmica do Mestrado em Sustentabilidade integra obras da COP30
O Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental (MPSTA), ofertado pelo IFMG – Campus Bambuí, teve sua produção acadêmica contemplada em publicações lançadas durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA). Os professores Jairo Rodrigues e Alexandre Santana tiveram estudos incluídos no e-book “Ações de Sustentabilidade na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, enquanto a professora Ana Cardoso participou de uma enciclopédia de boas práticas lançada no evento, cuja versão em inglês recebeu destaque no pavilhão Green Zone.
O trabalho do professor Jairo Rodrigues apresenta a integração entre comunidade e tecnologia para reduzir riscos de enchentes nos distritos de Amarantina e Cachoeira do Campo. A pesquisa, desenvolvida em parceria entre o IFMG e a Defesa Civil, identifica zonas suscetíveis à inundação e contribui para estratégias de prevenção de desastres em áreas historicamente afetadas por cheias.
Já o estudo do professor Alexandre Santana aborda as políticas públicas de saneamento básico aplicadas ao meio rural no município de Florestal. A proposta apresenta uma experiência-piloto voltada à avaliação de indicadores de abastecimento de água, esgotamento sanitário e saúde da população em territórios dispersos e urbanizados, contribuindo para a formulação de ações mais eficazes e integradas.
O e-book - publicado em versões em português e inglês - foi lançado na COP30 como parte da contribuição da Rede Federal ao debate internacional sobre sustentabilidade, inovação e mudanças climáticas. A obra reúne 57 iniciativas de Extensão e Inovação alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e evidencia o papel das instituições públicas na construção de soluções sociais e ambientais para o país.
A coordenadora do MPSTA, professora Ana Cardoso, por sua vez, participou da obra Contribution on Environmental Sciences to COP-30 in the Amazon: Encyclopedia of good practices. O livro traz contribuições da professora sobre a apicultura na região da Bacia do Alto São Francisco, incluindo um QR Code que direciona ao artigo “Análises de própolis da região”, publicado na revista Plants. As amostras utilizadas no estudo foram cedidas por uma empresa sediada em Bambuí, exportadora de própolis e outros produtos apícolas para países como Japão, China e Estados Unidos.
Para Ana Cardoso, "a presença dos docentes do IFMG em publicações com alcance internacional reforça a relevância científica do MPSTA e o comprometimento do programa com pesquisas aplicadas ao desenvolvimento sustentável de territórios rurais e urbanos".
ÚLTIMOS DIAS PARA INSCRIÇÃO NO MESTRADO EM SUSTENTABILIDADE
O Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental teve as inscrições prorrogadas até 7 de dezembro para a turma 2026. Lançado em 2015, o programa completou 10 anos de existência, contabilizando mais de 120 defesas já realizadas. O curso é gratuito, presencial e oferece 20 vagas, distribuídas entre três linhas de pesquisa: Planejamento e Gestão Ambiental, Ecologia Aplicada e Tecnologias Ambientais. As disciplinas são ofertadas majoritariamente no Campus Bambuí, com aulas concentradas em sextas, sábados e domingos.
Podem se inscrever profissionais com ensino superior completo ou graduandos que concluam a formação até janeiro de 2026. Há reserva de vagas para ações afirmativas e para pessoa com deficiência. A taxa de inscrição é de R$ 198 e as aulas têm início previsto para fevereiro de 2026.
