Você está aqui: Página Inicial > Notícias > giro_campi > IFMG implanta monitoramento do consumo de energia elétrica em tempo real
conteúdo

Notícias

IFMG implanta monitoramento do consumo de energia elétrica em tempo real

Portal de Gerenciamento de Energia Elétrica (Pgen), desenvolvido pelo IFSC, já está em funcionamento em nove campi do Instituto
publicado: 18/06/2025 13h55, última modificação: 18/06/2025 18h35

Em consonância com o objetivo estratégico "Aprimorar a aplicação do orçamento de custeio nas unidades", do Plano de Desenvolvimento Institucional, o IFMG está implantando em suas unidades o monitoramento, em tempo real, do consumo de energia elétrica. O acompanhamento é possível por meio do Portal de Gerenciamento de Energia Elétrica (Pgen), sistema desenvolvido pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em parceria com o programa EnergIFE, que permite conhecer o comportamento do consumo da unidade e verificar a geração excedente de energia fotovoltaica.

O sistema opera através de uma interface eletrônica que coleta dados diretamente do medidor de energia da concessionária local. Essas informações são enviadas a um servidor remoto, onde são processadas e transformadas em gráficos e tabelas intuitivas. Por sua vez, esses dados são disponibilizados em um portal público, acessível às diversas unidades consumidoras cadastradas no Brasil.

 "Com essas informações detalhadas, podemos identificar de forma mais eficaz oportunidades de economia e promover um uso mais racional da energia." 
Philipe Fioravante, Campus Ribeirão das Neves

A pró-reitora de Administração e Planejamento, Fernanda Honorato, conta que o Pgen é uma das ações de otimização de custeio em que o IFMG tem investido "A partir da análise dos dados, o gestor consegue identificar se há algum consumo inesperado ou indevido e tomar medidas simples de economia de energia como, apagar algumas lâmpadas no período noturno, investigar algum equipamento que esteja impactando o consumo e até mesmo alterar aulas em laboratório de máquinas para evitar alto consumo em horário de ponta", detalha.

Para o diretor de Administração e Planejamento do Campus Ribeirão das Neves, Philipe Fioravante, o monitoramento em tempo real proporciona uma visão abrangente do consumo energético e de outras variáveis elétricas relevantes. "Com essas informações detalhadas, podemos identificar de forma mais eficaz oportunidades de economia e promover um uso mais racional da energia. Além disso, o sistema permite comparar o desempenho energético do nosso campus com o de outras unidades do IFMG e até mesmo com outros Institutos Federais em todo o país", afirma o diretor .

Ribeirão das Neves foi uma das primeiras unidades do IFMG a ter o sistema em funcionamento, ao lado dos demais campi da Região Metropolitana: Betim, Ibirité, Sabará e Santa Luzia. O Pgen também já opera na Região do Rio Doce - Governador Valadares, Ipatinga e São João Evangelista - e teve início a instalação na Região dos Inconfidentes pelo Campus Itabirito. De acordo com a pró-reitora, a instalação nos demais campi está prevista até final do mês de julho.

💡 ACESSE o Portal de Gerenciamento de Energia de Instituições Públicas (Pgen)

O Pgen parte do princípio da melhoria contínua, estabelecendo um ciclo constante de coleta e tratamento de dados em tempo real, análise e diagnóstico da situação energética, e implementação de estratégias inteligentes para otimizar o consumo. Atualmente, o sistema já monitora o consumo de aproximadamente 20% das 685 unidades da Rede Federal de Ensino Profissionalizante, Científico e Tecnológico (Rede EPCT). A tecnologia, desenvolvida nos laboratórios do IFSC, é aplicada por professores e técnicos da instituição catarinense, com o apoio de alunos e professores dos campi participantes. 

O EnergIFE é um programa do Ministério da Educação (MEC) que visa promover a eficiência energética e a geração de energia por meio de fontes renováveis nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, envolvendo, também, pesquisa e formação profissional na área.