Notícias
IFMG integra a Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica
O reitor do IFMG, Rafael Bastos, assinou nesta segunda-feira, 27 de janeiro, juntamente a outros reitores do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes/MG), o protocolo de intenções que formaliza a criação da Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica. Além do reitor, o IFMG esteve representado pelo pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis, Mário Alvarenga, e pela diretora de Apoio Didático e Pedagógico, Vivienne Falcão. O encontro para a assinatura aconteceu na UFMG - Campus Pampulha.
Essa atividade abriu uma série de eventos que estão ocorrendo durante a semana, entre os dias 27 e 31 de janeiro. Nos dias 27, 28 e 29 as reuniões acontecem presencialmente com dois seminários abertos ao público: Apresentação das políticas institucionais nas Instituições de Educação Superior públicas mineiras; e Espaços Comuns de Formação de Professores da Educação Básica com António Nóvoa (Universidade de Lisboa/lEAT UFMG) e Carmen Teresa Gabriel (UFRJ). Ambos os seminários são realizados no auditório da Reitoria-UFMG, às 14h, nos dias 27 e 28, consecutivamente, com a presença de intérpretes de Libras.
De acordo com Vivienne Falcão, integrando-se à Rede Mineira de Formação de Professores, o IFMG reafirma seu compromisso institucional com a formação docente.
Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica
A Rede é uma iniciativa institucional vinculada ao Foripes-MG. As articulações foram iniciadas em dezembro de 2023, e desde então há reuniões mensais. As políticas institucionais têm base na noção de espaços comuns, que consiste numa relação entre as escolas de educação básica e as universidades, com participação das secretarias estadual e municipais de educação. Um dos objetivos centrais é promover a integração orgânica de professores dos cursos de licenciaturas e das escolas, envolvendo as atividades curriculares de formação prática, como estágios, projetos de iniciação à docência, atividades de extensão e pesquisa.
Programação
Segunda-feira, 27/01
14h: Seminário de apresentação das políticas das Instituições de Educação Superior (IES) públicas mineiras: Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto Federal do Sul de Minas, Instituto Federal do Norte de Minas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Estadual de Montes Claros, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Universidade Federal de Minas Gerais. O evento será no auditório da Reitoria, com intérprete de Libras (aberto ao público)
Terça-feira, 28/01
9h: reunião interna dos representantes das IES na Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica
14h : Seminário: Espaços comuns de formação de professores da Educação Básica com António Nóvoa, emérito da Universidade de Lisboa e titular da Cátedra Fundep Magda Soares de Educação Básica, e Carmen Teresa Gabriel, coordenadora do Complexo de Formação de Professores da UFRJ. Será no auditório da Reitoria, com intérprete de Libras, e aberto ao público. Inscrições para emissão de certificado em site específico.
Quarta-feira, 29/01
8h às 12h: reunião interna dos representantes das IES na Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica.
14h: interações específicas das IES mineiras com o professor Nóvoa
Quinta-feira, 30/01
10h às 12h: reunião com diretores e coordenadores de cursos de licenciatura e integrantes de NDEs para apresentar a proposta em construção da política de espaços comuns de formação de professores, no auditório da Reitoria.
Sexta-feira, 31/01
9h às 12h: reunião com secretarias de educação de Carmésia, Dores de Guanhães e Nova Lima. Participação de docentes e de António Nóvoa. O objetivo é que se abordem o contexto de cada rede e os projetos articulados em prol da construção do espaço comum.
14h: aula inaugural do Pibid, edição 2024-2026, ministrada pelo professor António Nóvoa no auditório Nobre do CAD 1.