Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Redução de custos e sustentabilidade ambiental

Redução de custos e sustentabilidade ambiental

Instituto investe em ações para o alcance da sustentabilidade ambiental e para a economia de energia elétrica, por meio da redução do ICMS da conta e da implantação de oito usinas fotovoltaicas
publicado: 11/12/2017 23h00, última modificação: 15/12/2017 08h18

IFMG economiza no ICMS da conta de energia

A partir agosto, o IFMG passou a economizar na conta de energia elétrica. A conta foi reduzida em razão de um desconto no ICMS. A alíquota do imposto, que era de 18%, passou a ser de 6%.

A possibilidade na redução desse gasto foi descoberta pelo diretor de Desenvolvimento Institucional do IFSuldeMinas, Paulo Roberto Ceccon. “Por acaso estávamos consultando no site da Secretaria de Estado da Fazenda e percebemos que poderíamos ser beneficiados pela “RICMS2002-SEM DISPOSITIVOS”, que traz a determinação de que instituições federais de ensino superior pagam 6% de alíquota”, afirma.

Paulo entrou em contato com IFMG para compartilhar a informação e, juntamente, com o coordenador-geral de Engenharia Institucional, Nagem Nicolau, estudaram se a aplicação desse desconto seria realizável junto à Cemig. Confirmando a possibilidade, Nagem entrou em contato com os campi para que também tivessem redução na conta de energia. Com isso, as unidades São João Evangelista, Bambuí, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, Congonhas, Betim, Valadares, Ipatinga, Santa Luzia, Piumhi, Formiga e Ouro Branco, além da Reitoria receberam o benefício.

“Com essa iniciativa da Engenharia Institucional, em um ano o IFMG deixará de desembolsar cerca de 30 mil reais para pagamento de conta de energia elétrica”, conclui Nagem.

Nos seguintes exemplos, analisando as contas de energia dos meses de abril e junho das três maiores unidades dografico_ recolhimento (1).jpg IFMG, é notória a economia gerada por essa redução de 12% no imposto: o Campus Bambuí pagou em abril R$ 7.353,80 com a alíquota de 18% e em junho, com a redução, o valor da conta de energia do campus foi de R$ 2.451,26. Já o Campus São João Evangelista realizou uma economia de R$ 3.689,69 por conta da medida. E o Campus Ouro Preto pagou em abril R$7.289,39 e em junho R$1,417,17.

O pró-reitor de Administração e Planejamento, Leandro Antônio da Conceição destaca que essa medida tem como objetivo uma maior aproximação do Instituto com as companias de energia. “Esta é sem dúvida uma das muitas funções da Engenharia Institucional, responder com soluções práticas e criativas às demandas que nos imprime os novos cenários do IFMG”, comenta.

“Temos um desafio muito grande que é diagnosticar, entender e propor soluções práticas e rápidas às demandas corporativas, assim como criar e implementar padrões de utilização e consumo de energias, bens e serviços, presando sempre pelas boas práticas e sustentabilidade”, conclui Nagem.

Rumo à sustentabilidade

IFMG implanta oito usinas fotovoltaicas e entra na era da energia renovável

A implantação das usinas fotovoltaicas para geração de energia, por meio da radiação do sol, é um dos passos mais importantes do IFMG rumo à sustentabilidade. Atualmente, há oito sistemas implantados nos campi Bambuí, Formiga, Ribeirão das Neves, Betim, Ouro Preto, Congonhas, Governador Valadares e São João Evangelista. Para a captação da energia, painéis fotovoltaicos foram instalados estrategicamente, em sua maioria nos telhados dos campi. A ação pretende reduzir as despesas totais com energia elétrica em cerca de 160 mil reais ao ano.

Saiba mais sobre as usinas: