Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG escolhe novos dirigentes nesta quarta-feira, dia 14 de junho

IFMG escolhe novos dirigentes nesta quarta-feira, dia 14 de junho

Por meio de eleição realizada virtualmente, o Instituto irá escolher os representantes da comunidade acadêmica para cargos de reitor e de diretores dos 18 campi. Servidores e estudantes poderão votar entre 8h e 21h.
publicado: 13/06/2023 12h13, última modificação: 15/06/2023 09h32

Serão realizadas nesta quarta-feira, dia 14 de junho, as eleições 2023 do IFMG, por meio das quais a comunidade acadêmica escolherá reitor(a) e diretores(as) dos 18 campi para o mandato 2023-2027. A votação ocorrerá virtualmente, envolvendo todas as unidades, com a participação de alunos, professores e técnicos administrativos .

Podem votas os servidores que compõem o Quadro de Pessoal Ativo Permanente da Instituição, bem como os estudantes regularmente matriculados nos cursos ofertados pelo IFMG, presenciais ou à distância. Como docentes, técnicos administrativos e alunos têm o mesmo peso de voto, serão considerados vencedores os candidatos que obtiverem o maior percentual de votos, conforme equação matemática informada no regulamento, que considera, também, o número de eleitores aptos em cada segmento.

Para votar, acesse: eleicoes.ifmg.edu.br

Saiba como votar

Para o cargo de reitor, concorrem os professores Carlos Bernardes Rosa Júnior, Flávio Vasconcelos Godinho, Rafael Bastos Teixeira e a professora Solange Rodrigues. Nos 18 campi, um total de 34 candidatos disputam o cargo de diretor. Na maioria das unidades a disputa se concentra entre dois concorrentes, mas há casos de candidatos únicos e, também, de três nomes disponíveis para escolha da comunidade.

De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral Central (CEC), Gladyston Roberto, de maneira geral, o processo eleitoral tem corrido como esperado, graças ao trabalho executado até o momento por todas as partes envolvidas. Gladyston destaca alguns aspectos, como o comprometimento das comissões eleitorais locais na elaboração de lista de eleitores aptos a votar, bem como validação destas listas. "A atuação dessas comissões tem sido fundamental para a transparência, a imparcialidade e a eficiência do processo eleitoral, além de garantir o direito ao voto de discentes, docentes e técnicos administrativos de suas respectivas unidades", avalia.

No mesmo sentido, o presidente da CEC ressalta a colaboração da Direção Geral, da Direção de Ensino e da Gestão de Pessoas das unidades. A validação conjunta por estas instâncias, prevista no Regulamento Eleitoral, é essencial para que todos os eleitores habilitados e aptos participem do processo eleitoral, assegurando a legitimidade e a representatividade das eleições, conforme lembra Gladyston. "Parabenizo a todos os envolvidos pelo trabalho realizado até o momento e expresso minha confiança de que, com a colaboração contínua de todas as partes, teremos um processo eleitoral bem-sucedido em 2023", finaliza.

Entre os preparativos, além da conferência prévia das listas de eleitores, foi disponibilizada, até o dia 6, uma eleição simulada, a fim de que comunidade pudesse verificar seu acesso ao sistema e se familiarizar com o ambiente de votação. Será utilizado, na eleição, o sistema eletrônico Helios Voting, um software livre, criptografado, que garante privacidade e segurança aos eleitores, possibilitando inclusive o processo de auditoria pelo público.

Caso encontrem qualquer dificuldade durante a votação, os eleitores devem entrar em contato, imediatamente, com a Comissão Eleitoral Local. Confira aqui os e-mails das comissões em todos os campi.

Resultado

A apuração terá início após o encerramento da votação. Os resultados serão divulgados pela Comissão Eleitoral Central até 16 de junho. Após o prazo de recursos, toda a documentação referente ao pleito será encaminhada ao Conselho Superior do IFMG que, até 3 de julho, homologará o resultado final das eleições. O nome do reitor(a) eleito(a) será encaminhado ao Ministério da Educação, que definirá a data de posse. Por sua vez, o novo dirigente dará posse aos diretores escolhidos pela comunidade.

Acompanhe todas as etapas do processo eleitoral

registrado em: