Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG inaugura ginásio poliesportivo do Campus Santa Luzia

IFMG inaugura ginásio poliesportivo do Campus Santa Luzia

Realizada no dia 17 de novembro, cerimônia marcou oficialmente a entrega da obra iniciada em 2021, reunindo estudantes, servidores e convidados. Mais de R$ 790 mil foram investidos.
publicado: 18/11/2022 14h26, última modificação: 08/03/2024 11h24

Inaugurado na tarde desta quinta-feira, 17 de novembro, o Ginásio Poliesportivo do IFMG - Campus Santa Luzia. A conclusão das obras de reforma, iniciadas em julho de 2021 e concluídas em maio deste ano, era bastante aguardada pela comunidade acadêmica. O equipamento está em uso pelos estudantes desde julho, mas a solenidade oficial de inauguração ocorreu agora devido ao período de defeso eleitoral, que impôs algumas restrições a ações administrativas de divulgação.

Realizada na entrada no ginásio, a cerimônia contou com a participação de mais de cem pessoas, entre alunos, servidores e convidados. Estavam presentes o reitor do IFMG, Kléber Gonçalves Glória; o diretor-geral do Campus Santa Luzia, Wemerton Luís Evangelista; o prefeito de Santa Luzia, Pastor Sérgio; os assessores da deputada federal Áurea Carolina, Rômulo Silva e Danúbia Gardênia; os pró-reitores Carlos Bernardes (Extensão), Carlos Bento (Ensino), Olímpia Marta (Gestão de Pessoas), Leandro Conceição (Administração e Planejamento) e Fernando Braga (Pesquisa, Inovação e Pós-graduação); e os diretores-gerais de campus, Maria das Graças de Oliveira (Ribeirão das Neves), e Daniel Neves Rocha (Sabará).

Cerimônia

Ginásio IFMG Santa Luzia Inauguração 03.JPGA solenidade teve início com a apresentação musical de duas estudantes do campus: Emanuela Vitória, que cantou “Várias Queixas”, e Ana Luíza Costa, que interpretou “Anunciação”. Na sequência, o diretor-geral, Wemerton Evangelista, cumprimentou a todos e falou sobre os desafios enfrentados para que o projeto de reforma do ginásio fosse concluído. “Só quem passa sabe como é difícil alcançar as nossas conquistas aqui no campus e cada uma delas, mesmo que seja mínima, é muito importante para nós”, afirmou. Em seu discurso, também fez questão de agradecer aos vários atores comprometidos para que o projeto saísse do papel e fosse executado e concluído. “Nossa equipe do campus, em parceria com a equipe técnica da Reitoria, deu um show de eficiência nesse processo. O ginásio passa a ser o cartão-postal do campus, mostrando a importância dessa iniciativa e refletindo também a importância do esporte para a formação dos nossos estudantes”, declarou.

Em seguida, o diretor de Administração e Planejamento, Ramon Paes Guimarães, contou um pouco da história do ginásio, mostrando imagens do início ao fim das obras. Conforme informado pelo professor, o valor total investido foi de R$ 791.643,37, sendo parte dele (R$ 250 mil) fruto de emenda parlamentar da deputada federal Áurea Carolina (PSOL/MG). Foram feitas a recomposição dos vestiários, do piso da quadra, das arquibancadas e fachadas, além da pintura. O ginásio, que tem área total de 915 metros quadrados, possui capacidade para receber competições de futsal, basquete, handebol e vôlei, com a participação de 150 pessoas nas arquibancadas. Também está apto para sediar cerimônias e solenidades, recebendo 500 pessoas.

Ginásio IFMG Santa Luzia Inauguração 15.JPGEm seu pronunciamento, o reitor Kléber Glória lembrou que a obra era uma demanda importante do campus já há alguns anos. “Quando iniciei o mandato de reitor, uma das primeiras reivindicações, feita pelo professor Paulo Vieira, foi a da reforma do ginásio. E isso é fruto de um trabalho conjunto das equipes, do campus, da Pró-reitoria de Administração. Para mim, é muito importante esse momento”, afirmou.

Já o prefeito, Pastor Sérgio (PSD/MG) disse que o IFMG virou um cartão-postal da cidade, um espaço que vai ajudar a construir um “excelente futuro”. “O trabalho de vocês traz pra nós um ganho. Vamos ter condições de ter grandes profissionais se desenvolvendo aqui. Quero deixar meus parabéns a toda a equipe, queremos estar sempre colaborando como parceiros”, declarou.

A solenidade foi encerrada com o descerramento da placa de inauguração, feito pelo diretor Wemerton e pelo reitor Kléber. Os presentes foram, então, convidados para conhecer as instalações e participar de uma aula rápida de defesa pessoal, ministrada pelo servidor Leandro Alves.

Clique aqui e confira a galeria de fotos da inauguração